"CAIS 16", onde o talento nacional ancorou


Tenho de partilhar com vocês a minha mais recente descoberta! No centro da vila de Cascais abriu uma loja que passa a ser ponto de visita obrigatório para vocês que amam artesanato português! Sim! É mesmo para visitar e perder a cabeça!


Estive na inauguração do espaço, fiquei apaixonada e já lá voltei para conversar com a Susana Salavessa e com a Sandra Miranda Emídio, mentoras da CAIS 16, onde o talento nacional ancorou.

Quero contar-vos tudo sobre este espaço e deixar-vos com muita vontade de o visitar, pode ser?


Porquê Cascais?

A Susana e a Sandra são muito simpáticas, empreendedoras e juntaram os seus desejos pessoais de mudança e de aposta num novo projeto. O seu "gosto e orgulho em divulgar talentos nacionais", a "constatação óbvia do crescimento do turismo no nosso país" e a "enorme variedade e qualidade de artigos feitos em Portugal", aliadas à "inexistência de um espaço assim em Cascais", permitiu que nascesse a CAIS 16 - Craft Gallery.

Tal como as miúdas do Armazém, a Susana e a Sandra são de Cascais e, tal como nós, adoram viver aqui! Sendo boas filhas desta nossa linda vila, querem "contribuir para o desenvolvimento do comércio local". A verdade é que Cascais anseia por espaços assim há já algum tempo.

"Cascais é uma vila linda, tem uma luz ímpar, sentimos o cheiro do mar na loja, temos eventos a acontecer todas as semanas, temos clientes locais e estrangeiros simpáticos, com bom gosto que apreciam qualidade e com quem nos perdemos à conversa." Ora, perante esta afirmação tão emotiva da Susana e da Sandra, este seu projeto só podia ancorar em Cascais. 



A qualidade portuguesa

A loja está cheia de produtos nacionais de grande qualidade. Foi um processo de "pesquisa e mais pesquisa!" Para chegar a estes talentos nacionais foram precisas muitas horas de dedicação. Mas valeu a pena, porque a CAIS 16 está um verdadeiro charme! Velas, azulejos, artigos de cortiça, porcelanas, fotografias, sabonetes, acessórios de moda, chás, conservas, vinhos...
E por falar em vinhos... A zona vitivinícola de Lisboa, Tejo e Península de Setúbal tem uma grande representação na loja. "A oferta de vinhos nacionais é riquíssima e vasta, pelo que, não pretendendo ser uma garrafeira, tínhamos de ter um critério de seleção. Nestas zonas está a ser produzido bom vinho, com equipas jovens e dinâmicas em projetos muito inovadores e queremos fazer parte deles." Já têm provas de vinho agendadas, que contarão com a presença dos responsáveis das marcas.  










A Galeria

A loja tem dois pisos e na cave as artes plásticas conquistam o espaço. Atualmente podem conhecer os desenhos de Simão Martinez Pinto. A exposição "Desforma" estará patente até dia 30 de setembro e a galeria "terá uma rotação mais ou menos mensal, alternando formas de arte, tais como pintura, fotografia, escultura e outros". O que se pretende é chegar a um maior número de pessoas. Para este espaço está prevista a dinamização de "workshops de várias técnicas artesanais nacionais como a pintura de azulejos, a renda de bilros ou a modelagem de barro".





Não resisti a perguntar qual a peça da loja que mais representava o espírito de Cascais e a escolha foi para a cesta de praia com aplicação de tecidos tradicionais portugueses. "Prática, útil, bonita, fashion e exclusiva, porque não temos duas iguais. A perfeita combinação entre tradição e contemporaneidade."



Mas a verdade é que eu também fiquei encantada com uma vela, que revela imagens de Cascais. Um presente lindo para os amigos além-fronteiras, ou para um recanto especial, aqui de casa.



A CAIS 16 não podia deixar de ter artistas da terra. "Temos uns artigos feitos em azulejos pintados à mão como: puzzles, bases de copos e painéis, do Atelier de Cerâmica de Cascais. Uma família muito simpática e talentosa."

Portugueses e estrangeiros rendidos

Na loja é um entra e sai de clientes estrangeiros e portugueses. Os estrangeiros à procura daquela peça que guardará em si as memórias da viagem e os portugueses são "movidos pela curiosidade de conhecer um espaço novo". Elogiam muito a decoração da CAIS 16 e a seleção de artigos. "Têm ficado surpresos e orgulhosos do que se vai fazendo no nosso país." Encantam-se, compram e deixam no ar a promessa do voltar a este "cais". 

Mas a aposta vai além dos clientes individuais. A CAIS 16 quer estar próxima das empresas e das instituições. Para elas têm o serviço de elaboração de cabazes/gifts personalizados para eventos ou ocasiões especiais.



 A CAIS 16 é... "um espaço agradável onde se sente a aura lusitana e onde cada um de nós pode encontrar e levar para casa artigos feitos em Portugal, utilizando o conhecimento tradicional segundo as premissas de qualidade, utilidade e imagem contemporânea."  

E que excelente cartão de visita para fechar este post! Ficaram com vontade de conhecer?

A CAIS 16 - Craft Gallery fica na Rua Afonso Sanches, 16, e abre de domingo a quinta das 10h00 às 22h00 e às sextas e sábados das 10h00 às 24h00.

A divulgação dos eventos é feita através da página de Facebook.

Rosarinho 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.