Como eu me tornei LOCAL


As novas LOCALS com Alda Fernando - Responsável pelo Programa 

LOCALS  -  Os Locais, os que são cá da terra, aqueles que conhecem todos os cantinhos da sua vila e estão ansiosos por partilhar a informação com os visitantes.

Fui LOCAL por uma manhã.

Querem saber como eu me tornei LOCAL?

Esta semana  foi conhecer, a fundo, o Programa LOCALS, que é como quem diz: fui para o terreno, andei com a malta jovem a promover a nossa bonita vila de reis e pescadores e a acolher de forma simpática e personalizada os turistas que chegam a Cascais.

O Programa LOCALS (Divisão de Juventude,da Câmara Municipal de Cascais) foi projetado a pensar nos visitantes de Cascais e construiu-se em parceria com a CP - Comboios de Portugal e mais recentemente com a Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril.

Vesti a camisola e com a frase - “Ask Us!” - estampada no coração sai à rua. Passei por dois postos para poder experienciar o que é ser LOCAL e testemunhar a satisfação nos rostos daqueles que nos visitam: ingleses, espanhóis, franceses e italianos...


Foto - Divisão de Juventude - Com a Coordenadora dos LOCALS - Carolina Melo

Fui para a estação de comboios ajudar na aquisição de títulos de viagem, apoiar passageiros prioritários e bagagens,  esclarecer  dúvidas em relação a transportes e andei nas carruagens a exibir a minha disponibilidade para promover Cascais. Este é o posto com um trabalho mais diferenciado em relação aos outros.


 Obrigada Sofia por me ensinares tanta coisa :)

                                                  Foto - Divisão de Juventude

Depois fui para um dos “quartéis-generais”: o que está “estacionado” junto à Loja Cascais Jovem (largo da Estação), aqui dá-se informação mais orientada para a visita do turista: Mapas, flyers sobre equipamentos culturais, informação sobre espetáculos, roteiros, alugueres de bicicletas, passeios a cavalo, onde fazer surf, quais as melhores praias, programas gratuitos… como chegar aos concelhos vizinhos… onde é o WC público… ;)



Existem mais dois postos semelhantes a este: o que muda de localização consoante o sol (junto ao Centro Cultural de Cascais) e o “espelhado” no Largo Cidade de Vitória... Mas já não tive tempo de passar por lá.

Faltou, também, acompanhar os jovens no percurso pela vila, passando por pontos-chave onde os turistas se encontram. Os LOCALS estão sempre disponíveis para qualquer pedido de ajuda ou esclarecimento. O azul do mar anda pelas ruas de Cascais. As suas camisolas são inconfundíveis.

Ficou pendente a participação nas Walking Tours… o diamante deste programa. São 3 passeios a pé, gratuitos, implementados com a ajuda dos estagiários da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril. Posso voltar?



179 jovens, 4 meses, 3 turnos e uma grande determinação em provar que Cascais tem charme!

Se quiserem descobrir mais sobre o programa acedam aqui

p.s. - E por falar em jovens... Em 2018 Cascais será a Capital Europeia da Juventude :) Já sabiam?




Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.