Como eu consegui ter mais tempo para mim


Ultimamente tenho falado com muitas pessoas que me dizem não terem tempo para fazerem o que gostam. Não têm tempo para ler, não têm tempo para fazer exercício físico, não têm tempo para passear, não têm tempo para estar com a família... e mais grave, não têm tempo para cuidar de si.

De certeza que vocês muitas vezes já tiveram aquele desabafo: "Não tenho tempo para nada", certo? Eu já estive nesse lugar de desespero. Mas já saí dele e tenho boas notícias.

Hoje trago-vos 6 dicas que vocês podem colocar em prática e que têm resultado comigo! Comecei a ter mais tempo para mim e para fazer algumas das coisas que mais amo. Mas fiquem a saber que é preciso disciplina, organização e vontade para levar a cabo este plano.

Acordar mais cedo
Eu preciso, de pelo menos, 7 horas de sono para acordar com as baterias completas. Organizo-me nesse sentido e coloco o despertador 15 minutos antes da hora prevista. Mas não é para ficar na preguiça, antes pelo contrário, é para ter tempo para mim. Respiro profundamente, vou ao encontro da minha essência, faço as minhas afirmações positivas e "escolho" como quero que seja o meu dia! Tudo flui melhor!

Ler ao pequeno almoço 
Eu adoro ler, mas com tanta coisa que tenho para fazer ao longo do dia é difícil ter tempo para me dedicar à leitura. Então percebi que o pequeno almoço poderia ser o momento perfeito para ler. Certo, leio entre 5 a 6 páginas... mas para quem não lia nenhuma, já é um progresso! (Se o pequeno almoço não for a melhor altura para vocês, podem transitar este momento para a hora de almoço.)

Fazer a lista de tarefas 
Antes de abrir o computador e de começar a responder a mails, organizo a minha lista de tarefas e coloco em primeiro lugar aquelas que são prioritárias. Sejam realistas e não abusem nas prioridades! Depois seguem-se as tarefas menos importantes. É organizador. Se não conseguirem fazer todas as tarefas não desesperem, podem passá-las para o dia seguinte. O mundo não acaba!

Reservar na agenda horário para a prática de exercício físico
Encarem a prática de exercício físico com algo muito importante e inadiável na vossa agenda. Se está escrito que na terça feira, às 18h00 vão ao ginásio, não desmarquem. Vocês não fazem isso com as reuniões de trabalho importantes, pois não? Eu faço duas vezes por semana uma corrida de 5km e um treino funcional. Deixo estes momento para o final do dia, quando já estou tranquila porque tenho as minhas tarefas concluídas. Mas também pode funcionar, muito bem, logo pela manhã, antes de irem para o trabalho.

Descansar no fim de semana ou em dia de folga
Eu sou daquelas sortudas que não trabalho aos sábados e domingos, mas como o blog é a minha segunda vida, aproveito o fim de semana para me dedicar a esta paixão (preparar posts, responder a mails... etc., etc.). No entanto organizo-me no sentido de ter tempo para mim e para estar com o J., para fazermos aquilo que mais gostamos: ver temporadas seguidas das nossas séries de eleição; ir ao cinema; passear na natureza, visitar uma exposição; ir ao teatro; estar com os amigos... Isto é possível! Se resulta comigo, também irá resultar com vocês! A folga e o fim de semana foram feitos para descansar e relaxar.

E por fim...

Saber dizer NÃO
Aprendi a respeitar-me! Aprendi a dizer SIM a mim. Não é fácil, não é automático, mas vale muito a pena. E muitas vezes o "Não" transforma o nosso tempo. 

Coloquem algumas destas dicas em prática e vão ver que ganham tempo para fazerem aquilo que mais gostam... ou para não fazerem nada, também é válido!
Contem-me tudo!  E agora vou indo porque está na hora da minha corrida! :)

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.