6 Perguntas ao Mágico Rui Cruz


Sabem aquelas pessoas que nos são apresentadas e poucos minutos depois temos a sensação que as conhecemos desde sempre? Com o Rui foi assim. 

Era dia de reforçar a luta contra os maus tratos de crianças e jovens, em Cascais. Na Baía formava-se um grande Laço Azul Humano para sensibilizar e alertar consciências. A animação estava a cargo de vários grupos de crianças e do Mágico Rui Cruz. Conheci-o uma hora antes do espetáculo e mal sabia eu que seria chamada ao palco para participar num dos seus truques de cartas. Posso dizer-vos que foi um dos momentos mais surpreendentes e divertidos dos últimos tempos. 

Nessa altura decidi que, também, o iria surpreender convidando-o a subir ao palco do Armazém. Apresento-vos Rui Cruz... ele é uma pessoa mágica ;)

- Quem é o Rui Cruz? 
Eu sou um Magical Entertainer, um sonhador apaixonado e dedicado. Sou um mágico cómico ou um cómico mágico, ainda não sei, com um sentido de humor aparentemente superficial mas com o pretensiosismo de profundidade. Eu tenho fé na espécie humana mas o meu mantra é "If you're not kind I don't have time." 'Em resumo, o Rui é uma metamorfose ambulante.


- O que é para ti a magia?
A Magia, a que eu aspiro apresentar todas as vezes que subir a palco, é a Arte de Criar Emoções. Algo um pouco diferente do Ilusionismo que é a Arte de Criar Ilusões. A Magia é a minha forma favorita de inspirar pessoas e torná-las um bocadinho mais felizes. 

- Tens algum truque de magia favorito? E porquê?
Pergunta muito injusta... Qual o livro favorito do Hemingway? Ou a composição preferida do Beethoven? Muitas das vezes é muito mais o performer do que o truque propriamente. Mas se tivesse de escolher apenas um seria "O Aprendiz de Feiticeiro" do professor Jeff McBride. Porque é um verdadeiro ritual mágico de iniciação. Um momento emocionante e inesquecível. 

- Queres partilhar connosco uma história marcante na tua carreira? 
Há demasiados momentos únicos para poder nomear apenas um. Para além de ter tido bons e maus momentos em palco os bons permanecem na memória. A história que eu gosto de contar às pessoas para demonstrar o quão aleatório pode ser fazer espetáculos na rua é precisamente o relato que faço na minha TEDx Talk das Caldas da Rainha. Aconselho! 

- Qual o teu mágico favorito/ou que te inspira e porquê?
Com o passar dos anos, vai-se tornando inevitável perceber que " I stand tall on the shoulders of giants". O Luís de Matos é uma referência internacional na magia e uma inspiração desde que eu era muito criança. Mas na minha carreira tomo como "mentores" mágicos como Jeff McBride, Tom Mullica, Juan Tamariz, Derren Brown, Eugene Burger e Penn & Teller. Mas também muitos outros que não são tão famosos como o Dr. Joaquin Ayala que considero o meu mentor, Paul Draper que considero uma mente brilhante ou mesmo o Leandro Morgado e o Miguel Pinheiro que são os meu pares mais próximos com quem mais me identifico e provavelmente os dois melhores (seres humanos) mágicos portugueses desta geração e da próxima. Todos eles são combustível para a minha alma e criatividade. 

- Qual o truque de magia que gostarias de fazer com as miúdas do Armazém? 
Certamente uma das minhas imagens de marca, o Bob! Resta criar a oportunidade de poderem presenciar o que estou a falar. 


Se quiserem conhecer de perto o trabalho do Rui Cruz ela vai estar no próximo dia 24 de Junho, às 10 horas, no Mercado 31 de Janeiro em Lisboa, nos dias 29 e 30 de Junho e 1 de Julho no "Festival Internacional de Artistas de Rua", no Crato, no dia 6 de Julho no "Baixa Fest" em Faro e no dia 29 de Julho e dia 5 de Agosto no "Caldas Anima" nas Caldas da Rainha.  

Rui, agora só aqui para nós, podemos escolher um dos teus próximos espetáculos para sermos as tuas colaboradoras no truque "Bob" :) Certo? 


Para além do espetáculo "Rui Cruz - Le Espectacle Terrible", com a duração de 30/50 minutos (para 5 a 1000 espetadores), o Rui ainda promove Workshops de Magia com alguns princípios de ilusão  matemática. 
Rui Cruz | zink.art@gmail.com | 915 869 866



Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.