Fruta da Época, by Cláudia Mataloto



A Fruta da Época propõe-lhe celebrar o Dia da Mãe como uma surpresa muito especial: uma Tarte Merengada de Nêsperas. A época das nêsperas anuncia o verão e a chegada de suculentos e variados frutos. É uma época de abundância no pomar e na horta e os dias quentes convidam a desfrutar dos momentos em família, com mais sabor. E nada como ter na mesa uma sobremesa que fará as delícias dos miúdos e graúdos, em dia de festa.


Tarte Merengada de Nêsperas

100g de mini tostas integrais
3 dl leite
2 dl natas
1 pau de canela
1 casca de limão
4 ovos (M)
140 g açúcar branco
1 colher sobremesa de amido de milho
600 g nêsperas frescas, com caroço
60 g açúcar amarelo
1 limão, sumo
1 pitada flor de sal

Unte uma tarteira média, de fundo amovível. Rale as tostas finamente. Espalhe-as sobre o fundo da tarteira, acamando-as. Leve ao lume o leite, as natas, a manteiga, a casca do limão e o pau de canela e aqueça, sem deixar ferver.

À parte bata ligeiramente as gemas com 100g de açúcar e junte à mistura aquecida. Retire a casca do limão e o pau de canela.Verta cuidadosamente a metade da mistura sobre a base das tostas, por forma a ensopar toda a superfície. Coloque por baixo um tabuleiro de ir ao forno, pois pode largar algum líquido durante a cozedura. Leve ao forno pré-aquecido, a 180ºC, cerca de 25 minutos.

À outra metade da mistura, junte uma colher de sobremesa de amido de milho (Maizena), diluída num pouco de leite frio e leve ao lume até engrossar. Reserve.

Descasque as nêsperas, retire-lhe os caroços e a peles interiores. Parta-as ao meio. Num tacho, leve ao lume o açúcar amarelo, o sumo de limão e as nêsperas e deixe caramelizar ligeiramente.

Quando a base da tarte estiver cozida, barre-a com o creme. Espalhe por cima as nêsperas caramelizadas.

Bata as claras em castelo e junte uma pitada de flor de sal, até ficarem bem firmes. Acrescente as restantes 40 g de açúcar e bata até desfazer o açúcar. Disponha o merengue sobre as nêsperas e leve ao forno cerca de 15 minutos, ou até que comece a ficar castanho dourado e estaladiço por cima.

A Nêspera

As nêsperas são a fruta da época por excelência nesta altura. Elas prenunciam os frutos de verão. Fruto da nespereira, também é conhecida por ameixa- amarela ou mangólio, na região norte de Portugal. De cor alaranjada e sabor intenso, a polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo da variedade e maturação da fruta. De sabor intenso e acidificado é uma boa escolha para comer ao natural, fazer compotas ou tartes. É uma fruta doce e rica em muitas vitaminas, minerais, antioxidantes, flavonoides e outros nutrientes, é por isso uma fruta muito saudável e nutritiva. O seu consumo está associado à proteção contra o cancro, à inflamação e às doenças degenerativas. As nêsperas são ainda referidas como benéficas para a saúde dos olhos. 

Que tal? Gostaram da receita?

Claúdia Mataloto




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.