“Máscaras Portuguesas” no Palácio dos Aciprestes


Estamos todos convidados a marcar presença na inauguração da exposição "Máscaras Portuguesas – Colecção de André Gago", no próximo dia 8 de abril, pelas 17h00, no Palácio dos Aciprestes em Linda-a-Velha.

A mostra insere-se na edição de 2017 dos Sustos às Sextas, que tem precisamente como tema central as máscaras e o seu papel na nossa cultura tradicional, e estará patente na galeria e mezzanine do Palácio até 29 de abril.

"Máscaras Portuguesas – Colecção de André Gago" resulta da dedicação do ator ao estudo, colecionismo e investigação deste tema, muito inspirado nas festas da região do nordeste transmontano (Caretos, Stº Estêvão, Chocalheiro ou o Carnaval de Podence e Lazarim).

Durante esta inauguração, decorrerá também uma exposição de máscaras feitas por alunos do 12º ano, do curso de artes, da Escola Secundária de Miraflores, que se associou ao evento numa parceria com a organização.

Mais tarde no mês, a 21 de abril, em mais uma sessão dos Sustos às Sextas, a exposição será revisitada e comentada por André Gago, seguindo-se um debate sobre a temática com a participação do antropólogo Fernando Casqueira e também a atribuição de prémios às melhores máscaras dos alunos de artes da Escola Secundária de Miraflores.

Nunca a cultura e a tradição portuguesas foram tão assustadoramente apelativas... às Sextas!

Susana Figueira

Foto: André Gago




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.