O Festival da Canção e... Salvador Sobral!


Tal como grande parte dos jurados, eu também "ainda sou do tempo" em que o Festival da Canção era (mais) um motivo para a família se reunir lá em casa. Por isso, e apesar de nos dias de hoje não parar a vida para assistir (podemos sempre "viajar" no tempo na TV), gosto sempre de estar por dentro do que se faz neste evento. Até porque, eu adoro música! E, sim, no domingo passado assisti ao Festival da Canção 2017.

Este ano, já estava um tanto ou quanto curiosa com a aposta da RTP em ter aberto a prova a "sangue novo" do panorama musical português. Quando se vêem nomes como os de Samuel Úria, Héber Marques ou Luísa Sobral (presentes nesta primeira semifinal), entre outros, fazer parte da lista de compositores, a coisa promete! Por isso, lá estive eu, muito atenta a satisfazer a minha curiosidade.

Bem, mas sem me alongar muito mais, senti necessidade de escrever este 'post' por um único motivo... Salvador Sobral! Este miúdo, literalmente, "salvou" a noite! Que talento! Que pérola no meio de um oceano que muito prometeu, mas acabou por deixar a praia quase vazia! Que música maravilhosa (e aqui tenho de fazer um parêntesis sobre a irmã)!

Já sou fã da Luísa Sobral e da sua música há uns anos (desde que a vi fazer a 1ª parte de um concerto do Jamie Cullum, em Cascais), porém, confesso que desconhecia o seu irmão, e que também ele é músico. E este seu "Amar pelos dois" reforça ainda mais uma certeza que eu já tinha: Luísa Sobral é cada vez mais uma das melhores compositoras do país! 

Voltando a Salvador Sobral, é óbvio que muito do que se escreve tem a ver com gosto pessoal e, lá diz e bem o ditado, "gostos não se discutem". Também anda para aí tudo a falar da forma como o rapaz se apresentou... 'who cares'?!?! Quando a música e a sua interpretação são deste calibre, por mim, o rapaz até podia ter ido de sunga e chinelos! O que é inegável é que este miúdo é muito talentoso e será um dos nomes a ter em conta no panorama musical português no futuro próximo! Uma interpretação simples, mas tão cheia de emoção, que trouxe a perfeição à noite! Para mim, no passado domingo, houve o Festival da Canção e... Salvador Sobral!

Susana Figueira


Para conhecer melhor Salvador Sobral


2 comentários

Daniel at Banksinasia.com disse...

Fantastic, Viva Salvador.

Armazém de Ideias Ilimitada disse...

He is brilliant :)
What a song!!
We are very proud

Com tecnologia do Blogger.