Fotograficamente...Um olhar sobre a saúde mental



"Fotograficamente - um olhar sobre a saúde mental" é uma exposição de fotografia que retrata fatos/números sobre o estado da saúde mental em Portugal. 

Uma exposição para nos alertar. Uma exposição para despertar as nossas consciências, por vezes adormecidas. Uma exposição sobre uma realidade que para muitos de nós parece distante... parece! Porque esta realidade pode viver mesmo ao nosso lado. Uma exposição para ver de olhos bem abertos e sem os fantasmas do estigma e do preconceito.

A ARIA - Associação de Reabilitação e Integração Ajuda, para sinalizar o dia da Saúde Mental em 2015, propôs às pessoas com problemas de saúde mental (com quem trabalha), seus familiares, técnicos e parceiros que se reunissem e que em conjunto refletissem sobre a forma de "transformar palavras que se ouvem e se desvanecem com o tempo", em imagens fortes. Assim os números e fatos ganharam um rosto, tornaram-se reais, através da lente da Ana Mestre*.

Eu e a Dora B. sentimo-nos muito privilegiadas por termos a oportunidade de mostrar a primeira parte desta exposição no espaço do Maria Laranja.  Sentimo-nos gratas por termos a oportunidade de contribuir, ainda que de forma residual, para a sensibilização de consciências, sem rodeios, com impacto.

Agradecemos à Teresa Ribeiro (Vice-Presidente da Direção da ARIA) e à Carla Silva (Tesoureira da Direção da ARIA) por terem aceite o nosso convite e trazerem até ao Maria Laranja a "Fotograficamente".

A primeira parte desta exposição estará patente até dia 09 de janeiro de 2017. No próximo ano, ainda com data a definir, iremos mostrar a segunda parte da "Fotograficamente".

Esta exposição é itinerante. Se a quiserem perto de vós enviem um mail para: aria.sede@gmail.com

*Ana Mestre nasceu em Évora em Fevereiro de 1985. Foi desde sempre uma apaixonada pelas artes e pela natureza, tendo-se formado em Arquitectura Paisagista. A fotografia apareceu na sua vida muito cedo, mas apenas em 2006 resolveu investir mais nesta paixão e começou a frequentar cursos de fotografia de estúdio, paisagem, edição de imagem e fotojornalismo. Hoje em dia desenvolve trabalhos em regime freelancer e é formadora em workshops de iniciação à fotografia. Venceu, em 2015 o 3º prémio da Maratona Fotográfica da FNAC Lisboa e, em 2014, o 2º prémio na Maratona Fotográfica FNAC/Aeroporto, na mesma cidade. Venceu ainda, em 2010, o 1º prémio do concurso “Pikeo- Paixão por Portugal”.

Rosarinho








Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.