Alimentação consciente


Por aqui nós andamos cada vez mais atentas à nossa alimentação. Tentamos ser cada vez mais conscientes em relação às nossas escolhas. Por isso e porque estamos neste percurso, nem sempre fácil, fomos este sábado a um workshop de alimentação saudável no Hospital de Cascais. O auditório estava cheio e isso revela que as pessoas estão mais atentas a estas temáticas. 

Uma alimentação saudável já deveria de ser algo natural em nós, já deveria de estar perfeitamente integrado na nossa rotina, mas a verdade é que não está. Para lá caminhamos, com muita vontade e cientes dos seus benefícios: aumento da tolerância ao esforço físico, aumento da longevidade, melhoria na auto estima, respeito pelo nosso corpo...

Promover a nossa saúde passa por ter uma dieta equilibrada. Dito assim parece tão fácil e depois vem a correria do dia a dia, a falta de tempo para sermos criativas na cozinha, o cansaço que bloqueia uma leitura mais atenta dos rótulos dos alimentos... enfim... Nada do que disse aqui são desculpas, porque o nosso bem estar está acima disto tudo.

Neste workshop os alertas foram um reforço das nossas crenças; os conselhos de quem sabe, de quem está por dentro desta realidade, foram muito valiosos; os testemunhos revelaram-se inspiradores e os exemplos práticos foram um incentivo para trazermos novas ideias para a cozinha.

Existem truques muito importantes que contribuem para o nosso bem estar: Fazer as refeições num sítio tranquilo, mastigar bem os alimentos, ter horários regulares para as refeições, apostar nos produtos hortícolas, nas leguminosas, nas ervas aromáticas, nos cereais, nas frutas... Beber seis a sete copos de água por dia, para estarmos sempre hidratados, reduzir a ingestão de açúcar... Ter muito cuidado com os açúcares "escondidos"!

A verdade é que os números não enganam, em 2014 existiam 155 milhões de crianças, em idade escolar, com excesso de peso ou obesas. Um dos objetivos do Plano Nacional de Saúde (2020) é o de reduzir a obesidade e esta é uma tarefa que também passa por nós, pelos nossos exemplos e pelas nossas escolhas.

Por aqui, as miúdas do Armazém escolhem continuar a sua luta diária por uma alimentação saudável. Não é fácil com tantas tentações, mas a nossa consciência, o amor pelo nosso corpo e a criatividade são armas poderosas!

Não resistimos a partilhar com vocês uma receita que a Vitamimos partilhou com os participantes no workshop. 

Para começar o dia com muita energia!

Papas de Aveia
(dose para uma pessoa)

Ingredientes
- 3 a 4 colheres de flocos de aveia
- 200 ml de leite/água/bebida vegetal
- 1 c. chá de mel
- pau de canela
- 1 peça de fruta

Modo de preparação
Numa panela juntar o leite e os flocos de aveia, adicionar o mel e um pau de canela. Levar ao lume, em fogo baixo, mexendo sempre. Quando levantar fervura deixar 5 minutos e continuar a mexer bem. Servir com fruta.

Opções de sabores: juntar canela moída, coco ralado, cacau em pó, raspas de chocolate negro.

Rosarinho







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