O universo de Dorota Jurczak na Culturgest Porto


Parece que voltei virada para as artes plásticas... e também para o norte do país. :-) Desta vez, é a Culturgest Porto que se prepara para inaugurar (já hoje!) a exposição ~.{}.~, de Dorota Jurczak. E a excentricidade que marca o trabalho da artista plástica começa logo pelo título da mostra, no mínimo, invulgar. Depois da capital ter acolhido ~.{}.~ durante o verão, qual folha caduca, as obras da artista polaca "caem" nas paredes da Culturgest Porto e ali permanecerão até 7 de janeiro de 2017.

Tal como podem ver pelos dois exemplos que estão na imagem, o trabalho de Dorota Jurczak revela-se algo excêntrico e peculiar com uma fixação nítida no elemento pássaros. Mesmo quando retrata humanos ou outros animais, acaba sempre por fazer uma referência a este motivo, resultando em combinações insólitas que, por vezes, chegam até a roçar o macabro. Mas, dizemos nós, o melhor mesmo é descobrirem por vocês mesmo a arte de Dorota Jurczak. A entrada é gratuita, estamos no outono... está aberta a época das exposições!

Susana Figueira


Nota: À direita - Dorota Jurczak , Przedstawienie, 2011; à esquerda: Octoptak (Polvo-pássaro), 2009. Ambas as imagens são cortesia Corvi-Mora, Londres.



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.