Detox Mental, by Rute Caldeira



Viver como se o amanhã não existisse


Temos a tendência para deixar tudo para amanhã, inclusive as nossas vontades, o nosso descanso, os nossos hobbies, o desporto, a caminhada, o apreciar o céu, o mar, a vida, o apreciar o amor e até a nós próprios.

Esta tendência faz-nos viver na ilusão da sub-felicidade sempre a um passo da felicidade, passo esse que raramente damos, pois estamos sempre a adiar...
Quando desejas fazer algo que te dá prazer - faz logo, não adies para amanhã, mesmo que seja para ficares apenas uma hora na praia, não deixes de ir, avança para a felicidade e larga a sub-felicidade que te diz que vais apanhar muito trânsito e que assim descansas no sofá da sala, e que tens muito tempo amanhã.

Desejas muito viajar? Mas estás sempre agarrado à sub-felicidade que te diz que devias poupar, que o melhor é fazer um pé de meia, que devias comprar um carro, que devias poupar por causa do cão, do periquito ou até só porque sim? Avança para a felicidade e vai viajar, vai colecionar momentos, memórias que criam a verdadeira riqueza da alma. Para o ano não sabes se tens essa oportunidade, não sabes se tens esse dinheiro, não sabes se tens saúde, nem tão pouco sabes se estás vivo!

Adoras cometer a loucura de jantar fora, de beber um vinho, de olhar o mar, as estrelas, mas nem sempre avanças porque te agarras à sub-felicidade que te diz "não gastes dinheiro, se calhar está frio, e vou convidar quem? E se o restaurante estiver cheio? E se o dinheiro me faz falta?" Larga o mantra do "deixa para depois" e VIVE AGORA. Porque Agora é o único momento que tens, porque é no agora que os desejos têm voz e esses desejos devem ser cumpridos quando tu podes, no hoje, porque o amanhã não é um dado adquirido, porque no amanhã vive a sin-felicidade e no hoje vive a felicidade de quem se ouve, de quem agarra o momento e de quem o vive como uma dádiva.
Já alguma vez fizeste a pergunta "se a vida acabasse amanhã o que mais lamentaria não ter feito?" Se não fizeste, faz agora e a partir dessa pergunta vai surgir uma lista de coisas que gostavas de fazer e tens adiado - porque podes sempre depois não é?....


Agarra nessa lista e começa a pô-la em prática agora, porque é agora que a vida acontece, é agora a felicidade tem lugar, no amanhã vive a ilusão do tenho tempo e o tempo é a melhor e maior riqueza que tens na tua vida, agarra-o e vive como se o amanhã não existisse!

Rute Caldeira

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.