Tour pelas Bibliotecas de Cascais


Quem disse que as bibliotecas são locais chatos? Quem disse que nas bibliotecas existem aquelas funcionárias carrancudas que nos estão sempre a mandar calar? Quem disse que as bibliotecas são frequentadas só por "ratos de biblioteca"? Quem disse que as bibliotecas são locais soturnos? Tudo mitos! Acreditem! Fui convidada para fazer um périplo pelas Bibliotecas de Cascais e se ainda restassem algumas dúvidas, fiquei completamente esclarecida quanto à hospitalidade e alegria que estes locais têm ao receber os seus visitantes, leitores e amigos. Eu sou uma apaixonada por livros e por isso este passeio pelas três Bibliotecas de Cascais foi um sonho! 

O dia começou pela Biblioteca Municipal de S. Domingos de Rana, onde visitámos a mostra representativa "Livros Miniatura" (da coleção de João Lizardo), a Bedeteca José de Matos-Cruz, as salas de leitura para miúdos e graúdos, os bastidores e ainda fizemos troca de livros usados ("Lidos e Relidos" uma iniciativa que decorreu até dia 23 de abril). A equipa é fantástica, sabem receber os seus leitores e visitantes e têm muito orgulho neste espaço moderno e acolhedor.


Seguiu-se a Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. Um edifício datado do século XVIII, localizado no centro de Cascais, que se divide em salas pequenas e acolhedoras e que oferece um jardim onde é possível ler um livro, um jornal ou uma revista, sob o olhar curioso da natureza. Neste espaço existe uma equipa feliz por conviver entre livros de agora e de outrora, uma equipa que recebe de braços abertos quem ama a leitura e o conhecimento. 


A última paragem foi na Biblioteca Infantil e Juvenil um espaço com mais de 40 anos de história, localizado no Parque Marechal Carmona,  rodeada por um verde intenso, onde pavões, galos, galinhas e patos convivem em perfeita harmonia. Este é o local ideal para um momento em família. A biblioteca abre as suas portas aos mais pequenos e aos seus pais, que voltam a ser crianças, num ambiente de príncipes e princesas. A equipa vibra quando fala do seu projeto. Verdadeiramente inspirador!


Para saberem mais detalhes sobre os serviços que cada uma das bibliotecas oferece consultem aqui.

A Biblioteca é vossa! É um espaço de conhecimento! Aproveitem!

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.