Caminhar e Meditar pela Malveira da Serra


No passado domingo, aproveitei uma folga no meu calendário de provas de atletismo, aceitei o convite da nossa querida parceira Marisa Pedroso e fui até à Malveira da Serra, no Parque Natural de Sintra-Cascais, para uma Caminhada e Meditação rumo à Praia da Grota. Quer dizer, fomos, já que fui com a grande impulsionadora desta minha "caminhada" pelo maravilhoso mundo do Armazém, a Rosarinho. Porém, como foi a minha primeira vez, cabe-me a mim contar-vos a experiência. Para começar, a parte da caminhada em plena serra interessou-me logo à partida e acho que nem é preciso explicar muito porquê. O ar, a paisagem onde serra e mar se tocam, os animais, o exercício (claro), o Sol, a chuvinha que acentuou o cheiro da terra... é toda uma envolvência que só por si nos deixa muito relaxados. 


Um grupo de 10 pessoas aceitou o convite da Marisa Pedroso e, apesar de nem toda a gente se conhecer, conseguiu criar-se uma dinâmica enérgica e ao mesmo tempo harmoniosa. Chegada a hora da Meditação, parámos num lugar de onde é possível contemplar serra e mar, sentir a terra e a vegetação envolvente e Parar. E a palavra chave aqui é Parar. Parar o tempo, parar o espaço. E aqui, peço-vos desculpa, mas tenho que me confessar: estou a gostar muito de aprender a Meditar. Sim, porque sou ainda uma mera aprendiz, esta foi apenas a minha terceira vez. Se em tempos olhei esta prática com alguma reticência, talvez por pensar que só estaria ao alcance de alguns, agora resolvi abrir esta porta e experimentar a Meditação. E desta minha ainda muito ténue experiência vos digo, está longe de ser um exercício fácil, porém, ao alcance de qualquer um de nós. Meditar é algo tão pessoal, tão nosso, é na sua essência estarmos com o nosso Eu. É dedicar algum tempo, por pouco que seja, a encontrarmo-nos em nós. O melhor que tenho retirado desta experiência é uma enorme sensação de tranquilidade, de paz interior, porque é um momento em que limpo a mente de pensamentos, consigo desligar das "preocupações" do dia-a-dia e fico muito consciente do meu corpo físico. Este último ponto, creio ter a ver com o facto de a respiração ser uma das principais ferramentas da Meditação. Para mim, e quem me conhece sabe que sou muito virada para a atividade física e tenho curiosidade em perceber como o nosso corpo funciona, esta tem sido uma sensação muito enriquecedora. Basta focarmo-nos em algo tão básico como a nossa respiração.



Bem, mas regressando à nossa calma manhã de domingo, após cada um partilhar a sua experiência com a guia e o restante grupo, seguimos então caminho rumo à Praia da Grota. Por entre fotografias da flora local, da paisagem (com direito a um quarto de arco-íris!) e 'selfies' :-), eis que chegámos à última paragem da Caminhada. E a paisagem é de cortar a respiração! Ver e sentir o que temos à nossa frente torna traz-nos uma sensação única. A Caminhada e Meditação na Malveira da Serra foi tudo isto e muito mais, porque há coisas que simplesmente só se sentem, dificilmente se expressam em palavras. Obrigada Marisa Pedroso por mais uma vivência enriquecedora!

Susana Figueira

Um grupo enérgico e em harmonia
As miúdas do Armazém com a nossa querida guia Marisa Pedroso; uma flor após a chuvinha; 
e em trabalho de "fotojornaleiras"

Olh'á 'selfie' das miúdas; uma paisagem de cortar a respiração;
e quem será, quem será que por detrás da máquina estará? Para descobrir em breve... ;-)







Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.