Abril veste-se de azul


O mês de abril veste-se de azul para chamar a atenção! Veste-se de azul para marcar uma posição. Veste-se de azul para sensibilizar. Abril é o mês da prevenção dos maus tratos na infância e juventude. O Armazém de Ideias Ilimitada e o blogue Dora B. associam-se, à Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Cascais (CPCJC) e a esta campanha de sensibilização promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, que visa reforçar que todos temos um papel essencial na prevenção do abuso infantil, promovendo o exercício de uma parentalidade positiva, sem recurso à violência verbal ou física.

A CPCJC, está a desenvolver uma série de atividades ao longo deste mês e o Armazém vai participar com a Dora B. na formação de um Laço Azul Humano, no Mercado da Vila no dia 14 de abril, pelas 13h00.

O Laço Azul é o símbolo associado a esta campanha. Em 1989, na Virgínia, E.U.A., Bonnie W. Finney, uma avó, amarrou à antena do seu carro uma fita azul para não esquecer os corpos batidos e cheios de nódoas negras dos seus netos, vítimas de maus tratos. O azul seria um lembrete para que a sua luta na proteção de crianças fosse uma prática constante nos seus dias. O certo é que a atitude desta avó fez despertar consciências para a importância da prevenção, da promoção e proteção dos direitos das crianças e jovens.

Juntem-se a nós na Baía de Cascais, tragam uma peça de roupa azul. E pelo menos, enquanto estivermos juntos na formação deste grande laço de amor, poderemos refletir e pensar de que forma a nossa luta individual poderá ser tão importante. Estarmos mais atentos, vermos os sinais, saber como agir. A nossa atitude pode quebrar um corrente de destruição. A nossa atitude pode salvar uma vida. No dia 14 se tiverem dúvidas perguntem. A CPCJC vai estar por lá. Peçam um folheto informativo, peçam um conselho, peçam um esclarecimento... Porque numa criança "Apenas o coração pode bater".


Programa no Mercado da Vila - 14 de abril

13h00 – Desfile do grupo”  Bloco Afro Nação” do Agrupamento de  Escolas  Frei Gonçalo de Azevedo - Estação – Rua Direita – Largo Camões – Mercado da Vila

13h30 – Abertura da sessão pelo Sr. Vereador Frederico Pinho de Almeida

13h45 – A História do Laço Azul, pela Presidente da CPCJ-Cascais, Célia Rebelo

13h50 – Apresentação da Declaração dos Direitos da Criança, pelo Grupo de Teatro Engraç’Arte, da Escola Secundária Fernando Lopes-Graça.

13h55 – Teatro de Intervenção - Dramatização “Só o coração pode bater”, pelo Grupo de Teatro Engraç’Arte

14h00 – Formação de um Laço Humano. 

O evento conta com a presença da atriz Joana Brandão

Rosarinho

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.