À descoberta de Richard Zimler


Assim que soube que Richard Zimler vinha a Cascais, agarrei na minha agenda e escrevi em letras bem gordas: O Escritor no seu Labirinto: Richard Zimler na Biblioteca de São Domingos de Rana. Há muito que tinha curiosidade em ler algo deste grande escritor. Aliar uma tarde na sua companhia com a aquisição do livro "O último Cabalista de Lisboa" foi a combinação perfeita.  

Dono de um sentido de humor nova iorquino, espontâneo e próximo das pessoas, o escritor encantou uma sala cheia de admiradores. Oriundo de uma família apaixonada por livros de grandes escritores europeus, aos 5/6 anos escreveu os seus primeiros poemas, dedicados aos animais. Mas só no final dos anos 80 a escrita começou a fazer parte da sua vida, com a publicação de pequenos contos em jornais. 

Richard diz que um romance é como a vida - "quando começamos um romance tudo é possível." Quando está num processo de criação, a disciplina faz parte da sua rotina e este processo acompanha-o ao longo de 2/3 anos. Tudo começa com uma ideia e quando essa ideia se torna obsessiva, o autor sabe que está na hora de iniciar o processo de pesquisa que irá dar início ao enredo do romance.

Eu acho este mundo maravilhoso! O mundo de um escritor. Dentro dele existe tanto conhecimento, tanta criatividade. Dentro dele existem muitas vidas, muitas personagens, sentimentos diferentes, experiências riquíssimas, memórias infinitas...

Quando pensamos num grande escritor ele parece estar longe, lá em cima, quase intocável. Mas Richard Zimler quebrou esta ideia pré concebida. Ele estava ali à distância de um ou dois passos, a partilhar connosco as suas histórias, as vitórias, as preocupações, as alegrias e conquistas. A sua proximidade foi genuína. Sentimos a sua felicidade em estar rodeado por um grupo de pessoas apaixonadas pelos seus livros.

Nem todos os livros têm finais felizes. Mas esta tarde tinha tudo para terminar da melhor forma possível. Antes do arranque da sessão de autógrafos, Richard revelou-nos que o lançamento do seu último romance está previsto para setembro/outubro - "O Evangelho segundo Lázaro." 

E assim uma tarde de sábado torna-se num momento precioso! A Biblioteca de São Domingos de Rana está de parabéns! Obrigada pelo empenho e pela dedicação que têm perante todos aqueles que amam a leitura.  Obrigada ao Richard Zimler pelas partilhas que nos tornaram mais próximos do seu universo.

A responsabilidade de um escritor é escrever um livro maravilhoso.
Richard Zimler




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.