"Road Tripas" - o doce sabor de Aveiro anda na estrada


Por aqui já estava a faltar um post sobre o "Planeta Street Food", certo? E este promete ser um post doce... com sabor a Aveiro. 

Foi na FIL que descobri o Ricardo Dinis e o seu conceito de comida de rua a - "Road Tripas". Ricardo leva, pelos caminhos de Portugal, as Tripas Doces de Aveiro e a Bolacha Americana... só de pensar já começa a crescer água na boca!

Desde miúdo que as Tripas de Aveiro povoam o seu mundo. Qualquer hora era uma boa hora para se deliciar com esta iguaria tradicional da "Veneza Portuguesa": fosse numa tarde de domingo com a família, fosse ao final de um dia de praia ou numa saída à noite com os amigos. A vida levou Ricardo até outras paragens, mais a sul, e percebeu que quase ninguém conhecia "esta doçaria tão irresistivelmente deliciosa". Foi esta realidade que despertou o seu espírito empreendedor e o colocou na estrada, divulgando o que de melhor se faz em Aveiro. E ele sabe fazê-lo!



A "Road Tripas" é muito recente, nasceu em julho deste ano e estreou-se no Street Eat Fest, no Martim Moniz, em Lisboa. Como refere Ricardo "a reação e o feedback dos clientes, ao nosso produto foi tão boa, que a partir daí nunca mais parámos, estivemos até agora em 8 eventos, já com mais de 3500 tripas vendidas".

Apesar do sucesso de este negócio, Ricardo adianta que ainda não têm uma "estrutura e dimensão suficientes para que seja algo sustentável a tempo inteiro". São muitos os custos associados ao conceito de Street Food: rendas, alojamentos, deslocações, colaboradores, etc., "que tornam por vezes o cash flow mais reduzido do que aquilo que ambicionamos". Mas a verdade seja dita, com 4 meses de existência estão no bom caminho e a grande aposta para 2016 é trabalhar o crescimento da marca. Entretanto Ricardo é daqueles que não consegue ficar parado (como eu o compreendo) e já se lançou num outro projeto, a "Lavandaria Portuguesa" ao qual se dedica a 100% quando está em Aveiro. Ora tenho uma proposta para o Ricardo: porque não servir umas tripas enquanto o pessoal espera que a roupa fique lavada? Seria a lavandaria mais doce deste nosso Portugal!

Bom, mas voltando ao "Planeta Street Food", ou melhor, ao "Planeta da Comida de Rua" (o Ricardo prefere a língua portuguesa, "apesar de em inglês ficar mais fancy" - confessa), são muitas as mais valias identificadas por este empreendedor: "permite que novos produtos estejam acessíveis a toda a gente, a baixos custos e com qualidade superior." Na verdade segundo ele este conceitos traduz-se em "pequenas unidades de restauração ambulantes". E eu concordo com o Ricardo, quando ele defende que um passeio na rua combina muito bem com uma pausa para petiscar qualquer coisa. E a Comida de Rua é isto mesmo. Este conceito abriu muitas portas a pessoas como o Ricardo, que desenvolvem as suas ideias e com um investimento reduzido, percorrem o nosso Portugal divulgando os seus produtos. O que ele gostava mesmo era que os festivais de street food chegassem a mais cidades para que "esta moda" pudesse abranger mais público, propondo novos produtos e reinventando, através de "roupagens originais", as tradicionais roulotes de cachorros, bifanas e farturas. 



Para o Ricardo as suas Tripas de Aveiro são "deliciosamente irresistíveis..." E eu assino por baixo, que já me deixei tentar por uma tripa com ovos moles (mais tradicional que isto não há!). No entanto a preferida do Ricardo é a de Nutella e curiosamente tem sido a mais procurada. As versões com nozes e amêndoas também são muitos apreciadas (porque será?). 

Bom, vocês já devem estar a salivar. Compreendo! Por isso deixo-vos aqui os locais onde podem provar as verdadeiras Tripas de Aveiro e a Bolacha Americana: De 13 a 15 de novembro - Magusto, nos Jardins do Mercado de Benfica; 21 de novembro - Hype Market (Estacionamento do Arco do Cego). Entreguem-se a esta tentação! Vale mesmo a pena :)

Rosarinho



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.