"A Avó Veio Trabalhar" - Parte II


Quando conheci a Susana António lembro-me de ela falar, com os olhos cheios de brilho, do seu sonho de criar uma associação... naquela altura já tinha nome - Fermenta - e também já tinha um objetivo muito específico: promover a valorização social e cultural, através do design responsável. A Susana dizia que esta sua futura Associação iria, certamente, desenvolver projetos com as avós e os avôs de Portugal. Este post não é só sobre a Susana António, (embora ela seja notícia pela sua nomeação para o Prémio Nação Inovadora  (um prémio SIC Notícias e Audi). Este post é sobre um sonho tornado realidade. Sobre uma realidade que cresce de dia para dia e que já ultrapassou fronteiras. A Fermenta aconteceu! E graças a uma equipa multidisciplinar, os/as avós estão de novo no ativo, foram devolvidos/as à sociedade de forma digna e com uma alegria imensa no coração.  Este post é sobre "A Avó Veio Trabalhar" - Parte II. Sim, porque a Parte I já teve destaque, aqui no blogue, na altura em que foi lançado o primeiro produto deste projeto de aprendizagem, partilha e empowerment.


Um ano depois está na altura de vos dar a conhecer as novidades! As avós e os avôs têm um novo atelier, lindo de morrer, situado numa das ruas mais trendy da cidade de Lisboa - a Rua do Poço dos Negros. Um atelier com uma janela cheia de cor e almofadas saídas de um conto de fadas. Eu e a Susana Figueira fomos conhecer o espaço e descobrir o que estes seniores andam a costurar!

 
Desde que a coleção de Luvas (Collection One) saiu para o mercado, este grupo de seniores talentosos não tem mãos a medir. As Almofadas (Collection Two) já viajaram para a Suíça e parece que se seguem a Bélgica e o Canadá. Para novembro será o lançamento do novo produto, as Mantas (Collection Three). E como se isto não chegasse, os avôs (6) e as avós (47) estão empenhados em partilhar com o mundo os seus saberes. Já participaram em vários workshops como tutores qualificados com um mínimo de 60 anos de experiência. Pois é! Até já foram convidados/as para eventos como as "Jornadas Europeias das Artes e Ofícios". Esta azáfama teve um efeito muito positivo nas vidas destas pessoas. A Susana António garante, com um sorriso no rosto, que os "seus" avós rejuvenesceram.


Mas se acham que os/as avós se ficam por aqui, estão muito enganados. Trabalham em parceria com empresas na criação de brindes para eventos; a Collection Four (Tapetes), já está em andamento; vão formar duplas com alunos do curso de Design e Moda, da Faculdade de Arquitetura de Lisboa para costumizarem camisolas de lã que serão apresentadas num desfile de moda no final de ano.


A verdade é que este magnífico trabalho da Fermenta tem operado verdadeiros milagres na vida dos 53 seniores, que através da utilização de lavores tradicionais e do design aumentam o seu poder de intervenção na sociedade. Tal como refere Susana António, "o design é potenciador de mudança, revela o que de melhor há nas pessoas e nas comunidades. Valoriza e dignifica."

Se eu já estava apaixonada por este projeto, agora caí de quatro! Entusiasmei-me de tal maneira que prometo novidades para breve. O Armazém e os/as avós vão costurar qualquer coisa em parceria...

Agora digam lá se a Susana António não merece ser uma das três finalistas do prémio Nação Inovadora? Podem votar até dia 04 de novembro! Vá lá votem! 

"A Avó veio trabalhar é uma iniciativa da Fermenta - Associação , em parceria com a Casa Pia de Lisboa, I.P., a Associação Para o Planeamento da Família (APF) e a Oficina do Cego – Artes Gráficas, apoiada pelo Programa BIPZIP – Câmara Municipal de Lisboa."

"Old is the New Young."

Rosarinho

A equipa do Armazém com a Susana António (à direita)

 Oh para nós a espreitar...

... o armazém dos avós!
 
 
 Material

Mural
Neste atelier há espaço para ideias... ilimitadas :-)
 Detalhes

"Os Avós, José, Júlia, Fernanda, Maria e Irene, acompanham atentamente as votações da Nação Inovadora. Se ainda não votou na Susana António, esta é a oportunidade ideal para o fazer." 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.