CCB apresenta "Violino Fantástico 3"


O palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belém prepara-se para receber um concerto, que se antevê, no mínimo, "fantástico". Resultado de um projeto didático que reúne jovens músicos da L’Académie Baroque Européenne d’Ambronay, sob a direção de Enrico Onofri (ele próprio um famoso violinista), "Violino Fantástico 3", assim se chama o espetáculo, homenageia 5 ilustres compositores de finais do século XVII até à 2ª metade do século XVIII. Cerca de 20 jovens músicos enfrentam o desafio de interpretar peças de
Johann Pachelbel, Johann Sebastian Bach, Arcangelo Corelli, Antonio Vivaldi e Georg Philipp Telemann para "3 solistas", uma tipologia instrumental que os compositores associam ao número 3, por motivos estéticos e simbólicos (considerado um número mágico e sagrado). E este concerto terá ele próprio uma grande dose de simbolismo, já que é o 3º concerto e foi escrito para 3 grupos de 3 instrumentos – 3 violinos, 3 altos e 3 violoncelos. "Violino Fantástico 3" sobe ao palco do Grande Auditório do CCB amanhã, dia 23, pelas 21h00, e o preço dos bilhetes varia entre os 25 euros para a 1ª plateia e os 7,50 euros para assistir nas galerias.

Susana Figueira


Nota:
A L’Académie Baroque Européenne d’Ambronay, fundada em 1993, faz parte do projeto europeu eeemerging, cujo objetivo é apoiar e formar jovens estudantes de música em início de carreira e ensembles emergentes, representando uma etapa importante na sua evolução, em parceria com a Association Européenne des Conservatoires (AEC).

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.