"Prometo que é a última vez" - Novo romance de Ana Brilha


O novo romance de Ana Brilha -"Prometo que é a última vez" - vai ser lançado dia 14 de fevereiro e promete levar-nos para a vida íntima do Ser, com as suas questões, medos e idiossincrasias, procurando a justificação última da psicopatia intolerável do atentado contra a vida e a psicanálise do agressor numa perspetiva humana e tolerante.

Vamos lá saber um pouco mais...

"Este livro tem desde o início, sido entendido como um policial. Na sua conceção não foi, de todo, essa a ideia que tive em mente" - relembra a autora viajando no tempo. Neste livro Ana Brilha mantém a mesma forma de escrita, recorrendo à prosa poética e faz a "psicanálise do agressor numa perspetiva interna, procurando dar à envolvência um cunho humano e tolerante." Segundo ela, e embora a história seja a de um assassino em série, "o centro da ação não é a sucessão de crimes mas a procura de resposta a uma questão muito simples: o que leva o ser humano a tirar a vida a outro? No fundo, como nasce, como se identifica, como pensa e o que sofre alguém enredado no ritual que qualifica esta tipologia criminal."

Para escrever este romance, Ana, inspirou-se num recorte de jornal, uma notícia da vida real. Digamos que foi a chamada de atenção.  Mas também se inspirou em toda a informação que recolheu da sua intensa pesquisa. Ana investiu muitas horas em leituras  "sobre os criminosos mais conhecidos da nossa história nacional e da história dos EUA, sobretudo das poucas certezas que a psicologia, a criminologia e a biologia nos trazem sobre a causa destes comportamentos desviantes. Não sendo uma ciência matemática, não sendo possível identificar o gene do crime, fica a pergunta a que ainda não consigo responder."

Será que já vos deixei com a pulga atrás da orelha? A Ana garante que "Prometo que é a última vez" vai confrontar-vos com muitas perguntas e "quem sabe por via da reflexão pessoal, algumas respostas." Não se trata de um policial puro e duro, mas sim de "uma pequena vila da década de 70, com pessoas reais com dilemas, interesses e pecados reais."

A sessão de lançamento será dia 14 de fevereiro, pelas 17h00, na Livraria Desassossego, na Rua de São Bento, n.º 34, em Lisboa e a apresentação ficará a cargo da Professora Doutora Teresa Pizarro Beleza.

Eu já reservei o meu exemplar autografado!



Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.