A Avó veio trabalhar ;)

    Foto: Irina Popova

Na passada quarta feira fui conhecer um novo projeto que me sensibilizou e reforçou a minha crença de que os nossos seniores têm muito para nos dar e ensinar. Basta abrir-lhes uma janela de oportunidade e eles revelam-se. Essa janela foi aberta por jovens que acreditaram ser possível manter os avós ativos, desenvolvendo um trabalho de grande qualidade. São duas gerações de mãos dadas que trocam saberes, que aprendem em conjunto e com isso contribuem para uma sociedade mais inclusiva que valoriza o poder da idade maior! 

"A Avó veio trabalhar é um projeto de aprendizagem, partilha e empowerment, que através dos lavores tradicionais e do design, aumenta o poder de intervenção dos seniores na sociedade. Sediado no Eixo de São Paulo (Lisboa) – um contexto territorial que apresenta fragilidades urbanísticas e sociais, o projeto insere-se numa premissa de reinserção sócio-profissional dos idosos. Tem por objetivo estimular o impulso empreendedor e criativo da comunidade sénior, a partir do design como uma das ferramentas de inovação social, promovendo o co-design e a co-produção de produtos e serviços. Através do laboratório criativo  A Avó veio trabalhar, recupera-se o património imaterial do território, cujos seniores são guardiões, e canaliza-se o potencial empreendedor dos participantes, para a formação, produção e comercialização de produtos representativos da comunidade local."

Na quarta feira o projeto saiu, finalmente, à rua. Na Loja Arte Assinada apresentou-se a Collection One 2014/2015, inspirada no bordado português e na mestria dos avós. Quarenta pares de luvas, únicas, numeradas e que prometem aquecer as nossas mãos foram a delicia dos convidados. Eu já tenho as minhas e são lindas de morrer.

"A Avó veio trabalhar é uma iniciativa da Fermenta - Associação , em parceria com a Casa Pia de Lisboa, I.P., a Associação Para o Planeamento da Família (APF) e a Oficina do Cego – Artes Gráficas, apoiada pelo Programa BIPZIP – Câmara Municipal de Lisboa. A Fermenta é uma entidade sem fins lucrativos, criada em 2013 por uma equipe multidisciplinar, com o objetivo de promover a valorização social e cultural, através do design responsável. Numa lógica de intervenção concertada e design cooperativo, a Fermenta concebe e implementa projetos integrados de desenvolvimento cultural, social e humano — de carácter regional, nacional e internacional — dirigidos a comunidades e instituições."

Eu já faço parte deste projeto e sinto-me muito orgulhosa! 


       Fotos: Irina Popova
     Fotos: Irina Popova





Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.