Um pouco de Tudo, por Aldy Coelho



A Copa das Copas


Entramos na fase final da Copa do Mundo. As quartas de final irão decidir quais times se encaminham para a semifinal do campeonato mundial. Nesta fase, já estão garantidos o Brasil e a Alemanha, no qual o jogo ocorre na próxima terça-feira. Esta partida promete ser dura, mas como para o Brasil nada é fácil, agora a meta é derrubar mais este obstáculo. França e Colômbia, que até aqui fizeram uma ótima campanha, voltam para a casa mais cedo. A Colômbia, que nunca havia chegado a esta etapa em copas anteriores, se despedem tristes, mas orgulhosos pelo belo desempenho. 

Os últimos dias da Copa têm sido emocionantes. Os times estão cada vez mais empenhados em conquistar a taça do mundial. Os jogos que definiram os times para esta fase quase deixaram as torcidas com problemas cardíacos. Jogos como os que classificaram o Brasil, Alemanha, Argentina e Costa Rica, que foram definidos na prorrogação ou nos pênaltis, deixaram o público alucinado e têm superado as expectativas desta que está sendo considerada a Copa das Copas.

Os jogos seguintes serão entre Argentina e Bélgica, e entre Holanda e Costa Rica. O time argentino, considerado como o eterno rival brasileiro, corre na busca da classificação, enquanto a Costa Rica, que nunca imaginou chegar nesta etapa, também não quer fazer feio. Uma química que promete ser um clássico quando, nesta alquimia, estão acrescentados os times europeus lendários como Holanda e Bélgica. E lá vamos a América e a Europa disputar quem tem o melhor futebol e fazer a alegria do povo.

O susto brasileiro – Neymar fora da Copa

Como disse no começo do texto, para o Brasil nada é fácil. No final do jogo que classificou o Brasil para a semifinal, uma entrada brusca entre os jogadores Neymar do Brasil e Zuñiga da Colômbia acabou por tirar o craque brasileiro da Copa do Mundo. Neymar fraturou uma vértebra após levar uma joelhada nas costas nesta sexta-feira. Não será necessária cirurgia, mas o jogador não poderá jogar os próximos jogos.  A informação deixou os brasileiros tensos e apreensivos, já que o atacante era a grande estrela do time, o segundo melhor artilheiro da Copa com 4 gols, e a esperança do Brasil para conquistar esse campeonato. Agora, a seleção brasileira terá de continuar a caminhada rumo ao hexa sem o seu principal jogador. 



Acontecimentos marcantes 

Recentemente, alguns fatos que aconteceram dentro do campo e fora dele foram destaques nesta Copa. A saída do time português, que possui o melhor jogador do mundo, causou surpresa neste mundial. Mas o Cristiano Ronaldo, se não conseguiu dar um show de bola, deu um show de simpatia fora dos gramados. O hotel onde estava hospedado o time para o último jogo foi invadido por um grupo de adolescentes que queriam ver o craque. E eles conseguiram! Tiraram foto do ídolo, receberam autógrafos, mas também levaram uma bronca. Outra situação foi antes do jogo, quando uma das crianças que acompanham os jogadores na entrada do estádio pediu um abraço ao CR7. Depois, uma das crianças pediu sua camisa, e ele brincou respondendo que não conseguiria jogar sem camisa. As imagens podem ser vistas na reportagem em vídeo.


Outro caso marcante foi a suspensão do jogador uruguaio Luis Suárez, que mordeu o jogador italiano Chiellini, sendo então expulso do jogo e posteriormente suspenso da Copa e obrigado a pagar uma alta quantia de multa. A pena estipulada pelo Tribunal Arbitral da FIFA foi considerada alta, mas como o jogador é reincidente neste tipo de conduta, a pena foi mais agressiva. Suárez ficou arrasado e deixou o país chorando muito. Logo depois, seu time também voltou para casa mais cedo, sendo vencido pelo Brasil nos jogos das oitavas de final.

E agora?
Bem, com tantas surpresas e acontecimentos, o que nos resta é acompanhar os próximos jogos e ver de perto o que esta Copa do Mundo no Brasil nos reserva. Eu já previ muita coisa, acertei algumas e errei um monte. Prefiro agora ver e analisar os próximos passos e continuar torcendo para que esta Copa continue nos surpreendendo, principalmente com coisas boas! E eu continuo contando para vocês tudo o que está acontecendo por aqui, ainda teremos grandes surpresas!

Aldy Coelho
aldycoelho@gmail.com
(esta crónica é escrita em português do Brasil) 
Texto datado de 05.07.2014

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.