Elaine uma Chef brasileira em Portugal


Elaine Novaes não é de muitas palavras. O que ela gosta mesmo é de estar entre os tachos e as panelas a criar e a preparar iguarias que nos fazem crescer água na boca. Pela primeira vez no blogue, um talento da cozinha!

A Chef Elaine Novaes já está em Portugal há 10 anos. Natural de Presidente Prudente, estado de São Paulo, Brasil, foi aqui, no nosso país que se aventurou na cozinha - "Comecei a cozinhar por necessidade, depois arranjei um trabalho na copa de um restaurante e foi aí que comecei a desenvolver o gosto pela culinária." 

Cozinhar está, cada vez mais na moda. Prova disso são os programas televisivos e os canais dedicados à cozinha que ocupam um lugar especial na vida dos portugueses. Longe vão os tempos em que o "território" cozinha era propriedade da dona de casa perfeita. Hoje em dia ser-se cozinheira ou cozinheiro é uma carreira reconhecida, admirada e apreciada. Já começamos a escolher os restaurantes pelos/as seus/suas Chefs. 

Elaine é a Chef da cozinha do Restaurante Maria Laranja. Mas até chegar aqui passou por um longo percurso - "meu primeiro trabalho em Portugal foi na copa de um restaurante, trabalho que desenvolvi ao longo de 6 meses, depois passei para 3ª ajudante, depois para 2ª ajudante" e finalmente chegou a Chef. 

Com tantos/as grandes cozinheiros/as pelo mundo fora, naturalmente que lhe perguntei em quem se inspirava e, surpreendentemente, respondeu-me que a avó Edileuza é a melhor cozinheira que conheceu até hoje. E é com orgulho que o afirma. Portanto, à pergunta "Para quem gostarias de cozinhar um dia?" Elaine responde - "Para os meus pais", e já não sou surpreendida. É assim com esta simplicidade e alguma timidez que a Chef Elaine nos conquista o coração. Já o estômago é conquistado pelo seu Bacalhau à Gomes de Sá - "é um dos meus pratos favoritos tanto de confeccionar como de degustar", afirma com convicção.


Apesar de Brasileira, confessa que a sua especialidade é a comida portuguesa. Porque será? Porque é uma das melhores comidas do mundo! Verdade Elaine? Entre o picante e o agridoce escolhe, sem pensar, o picante. E termina convidando os/as leitores/as a passarem pelo Maria Laranja para degustarem as suas sugestões:  Arroz de Pato à Antiga, Tacos à Mexicana ou Bacalhau com Broa e Brócolos.



E a entrevista terminou, assim, na cozinha, sem mais tempo para conversas porque estava quase na hora do jantar.



3 comentários

maria tereza disse...

Exelentes ..pratos...kando foi expo em oeiras me falaste da abertura de maria laranja mas nunca xeguei a saber onde fica!!! bjs miuda e parabens ha cozinheira

leandro campos disse...

Que linda, Elaine Novaes Parabéns prima... Deus abençõe grandemente. Trabalho lindo e saboroso rsss.. Nos orgulhamos de ti... Beijão!

Ligia disse...

Parabéns Elaine, sempre fico com água na boca olhando esses pratos lindos . Uma criatividade. . Beijocas.

Com tecnologia do Blogger.