Descobrindo Saramago




A Casa dos Bicos, alberga a Fundação José Saramago, desde 2008. Há algum tempo que tinha em agenda uma visita ao espaço. Na semana passada, depois de um almoço delicioso, entre o picante e o doce, os meus passos dirigiram-se até à rua dos Bacalhoeiros. Sem expectativas, mas com muita curiosidade subi as escadas e li as palavras escritas nos degraus. Começava a descoberta do universo de Saramago. "Eu não invento nada. Limito-me a pôr à vista". 

Escritor que sempre me intrigou, revelou-se neste espaço partilhado por vestígios de épocas idas - recantos mágicos de muralha fernandina e tanques romanos.  De recantos mágicos também se faz a sala onde as paredes são livros, onde as vitrinas revelam agendas, manuscritas pelo Nobel da Literatura, revisões das suas obras e tantos outros pormenores que inevitavelmente, me aguçam a curiosidade para descobrir mais sobre este homem que escrevia para "desassossegar" os seus leitores.










Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.