Um convite muito motivador :)


No final de 2013, durante um evento, fui apresentada a Helena Cassapo, responsável pela Academia da Motivação. Lembro-me do entusiasmo com que me falou deste projeto de cariz social, que apoia crianças desfavorecidas do Bairro São José, em Mem Martins, em Sintra. Os seus olhos brilhavam à medida que me relatava as conquistas deste primeiro ano de existência da Academia. As suas palavras cheias de emoção e alegria transmitiam aquela sensação única que revela a felicidade sincera de quem faz aquilo de que gosta. Eu compreendia o que ela sentia. Não sei quanto tempo estivemos à conversa, mas no final surgiu um convite. A Helena já conhecia um pouco de mim e do meu trabalho através de uma amiga em comum e por isso a conversa terminou com um convite, que me deixou surpresa e lisonjeada - Ser madrinha do projeto. Não refleti muito e num impulso cheio de motivação disse que podiam contar comigo a partir de 2014. 

E eis que é chegado o momento de assumir as minhas funções. A partir de hoje sou, oficialmente, a mais nova Madrinha da Academia da Motivação. Estou muito orgulhosa e feliz. Espero estar à altura deste grande desafio. É que isto de ter vários afilhados e afilhadas entre os 6 e os 13 anos tem muito que se lhe diga! Não os/as posso desiludir e sobretudo quero contribuir para aquelas que são as linhas orientadoras deste projeto: Educar, sensibilizar, formar e "crescer cidadão". 

A  “Academia da Motivação” é um Projeto de Intervenção Comunitária da Associação de Fiéis Diakonia. Tem como público-alvo crianças onde foram detetadas as maiores necessidades de intervenção, devido ao contexto social envolvente, ausência de modelos parentais socializadores, efeito transgeracional de modelos relacionais disfuncionais, fraco suporte emocional e baixa autoestima, vivências desprotegidas em contexto de rua/desocupação e falta de estruturas de ocupação de tempos livres. Sendo crianças dotadas de potencialidades, individuais e próprias do crescimento, a Academia considera igualmente esta a faixa etária dos 6 aos 13 anos, a que melhor permite ser estimulada para um positivo desenvolvimento e aproveitamento dessas potencialidades e de outras que com o projeto possam adquirir. 

Em pleno funcionamento desde fevereiro de 2013, a Academia da Motivação tem um impacto muito positivo junto da comunidade! A conjugação de esforços e boa vontade de todos/as, nomeadamente dos/as voluntários/as (grande força dinamizadora do projeto), rede de patrocinadores/parceiros têm contribuído para a visibilidade positiva desta nobre causa.

E como fevereiro é o mês de aniversário da Academia, parece que o meu primeiro ato oficial será nessa altura, numa Gala que irá decorrer no Centro Cultural Olga Cadaval, em Sintra. Esta semana já vou arregaçar as mangas e dar o meu contributo para esta festa. Vocês fiquem atentos/as porque a partir de hoje a "Academia da Motivação" vai ser tema frequente aqui no blogue e conto com a vossa ajuda para levar este projeto mais longe!

O lema da Academia da Motivação é "Crianças motivadas, crianças felizes". O sorriso e a felicidade delas é a cereja no topo do bolo e para a semana já vos digo como podem ajudá-las a sorrirem ainda mais.

Deixo-vos aqui algumas fotos da minha primeira visita à Academia.










   Foto - Marques Valentim

1 comentário

academiadamotivacao disse...

Com a entrada de um novo ano, a entrada de uma nova Madrinha na Academia da Motivação. Bem vinda! Serás bem acolhida e certamente muito feliz junto dos teus afilhados!
Um bem haja para ti, Rô!

Com tecnologia do Blogger.