"Histórias Infanto Juvenis da Tradição Africana" por Carlos Duarte


Porque o sol e a lua vivem no céu

Quando o mundo começou, o sol e a lua eram um casal feliz que vivia na terra, e tinham como maior amiga, a água. Viviam passando na casa da água para a verem, cumprimentarem e  saber como ela estava. Embora a água  os recebesse sempre com toda simpatia, mostrando grande alegria em vê-los, nunca retribuía a visita.
O sol e a lua convidavam, mas a água desconversava e não ia.
Começaram a ficar tristes, com a aparente falta de cortesia da amiga, cuja atitude não conseguiam entender.
              
Resolveram assim acabar com isso de uma vez por todas, e na visita seguinte que fizeram à água, perguntaram-lhe porque ela desconversava e nunca aceitava o convite deles.
A água, então, timidamente, explicou, que ela e a família dela eram muito grandes, e nunca cabiam nos lugares aonde iam. O sol e a lua, prometeram então fazer uma casa bem grande, e quando a casa estivesse pronta avisariam à água, que estava desde já convidada, sem recusa.  
Foram embora, e dias depois escolheram um lugar bem amplo, e de fácil acesso, onde deram início à construção da nova casa, que era tão grande que não dava para ver o fim, e tão alta que mal se via o teto.
Assim que a casa ficou pronta, chamaram a água que, meio a contra gosto e ainda desconfiada, não faltou ao compromisso assumido. E foi.
Chegou e foi entrando, entrando, entrando e inundando tudo, e o sol e a lua foram subindo pelas paredes da casa, e a água  continuava entrando e inundando cada vez mais, e ainda havia muito mais água para entrar.
O sol e a lua já estavam pendurados no lado de dentro do teto, e a água quase tocando neles. Como eles é que tinham convidado, e era grande descortesia mandarem parar os convidados à entrada da casa, foram para o telhado.
Este porém, também  acabou submerso pela água, que até hoje ainda não parou de entrar, e o sol e a lua não tiveram outra escolha, a não ser morar no céu.

Carlos Duarte
(esta crónica é escrita em português do Brasil) 

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.