"Pedaços de Mim, Partes Vossas"


Já têm programa para o próximo sábado, dia 14 de dezembro? Aqui fica uma sugestão: Vão até à Biblioteca Municipal de Cascais - São Domingos de Rana e assistam à apresentação do livro “Pedaços de Mim, Partes Vossas”, de Dinamene Ribeiro de Sousa.

Trata-se de um livro de contos, "no limiar entre a realidade e a fantasia, em que são percorridos temas do dia a dia, como o nascimento, o ambiente, o amor, o sonho, o desemprego, a esperança, a amizade, as relações humanas, que podem ser experienciados por qualquer um de nós, como partes de um todo." Estes contos decorrem "em diferentes estações do ano, da primavera ao inverno, iniciando com o nascimento e culminando na morte e no início de um novo ciclo." E porquê as estações do ano? Simples. "A primavera simboliza o nascimento, o florescer da vida, do pensamento, a novidade, a natureza em celebração. O verão é o tempo da colheita, da concretização do amor evoluído, consciente, do amadurecimento da verdade, do crescimento e solidificação das ideias. O outono é uma época de meditação e reflexão sobre os ciclos da natureza humana, da vida e da morte. Simboliza o largar dos padrões antigos, do que não serve, a coragem de seguir em frente. O inverno permite o recolher a nós mesmos, no reencontro com a nossa força interior e o crescimento individual, redescobrindo a imensidão que somos." O que a autora pretende é "levar o leitor a colocar-se na posição do outro, sem julgamento, e a perceber diferentes perspetivas da realidade, ampliando a consciência.

Este é o primeiro livro de Dinamene Ribeiro de Sousa, que nasceu em Angola corria o ano de 1975. Já viveu em Lisboa, Baixo Alentejo e Faro.  Iniciou os seus estudos superiores na faculdade de Psicologia, na Universidade Clássica de Lisboa. Licenciou-se em Biologia Marinha e Pescas (pré Bolonha) na Universidade do Algarve. Interessou-se sempre por Ciência e pela qualidade do ambiente e teve oportunidade de integrar uma equipa de investigação científica, na área da Biologia, no Instituto Superior Técnico. O gosto pela leitura e pela escrita criativa, levou-a a colaborar no blogue http://lendosempre.blogspot.pt/

É sempre um momento marcante na vida de quem publica o seu primeiro livro. Por isso só posso desejar à Dinamene que saboreie ao máximo cada momento.

"Pedaços de Mim, Partes Vossas", inicia cada conto "com um poema ou uma reflexão poética", e assim "vivenciamos na sua leitura um arco-íris de emoções." Parece-me um excelente livro para a época que se aproxima.

1 comentário

dinamene disse...

Grata ao Armazém de Ideias Ilimitada pela divulgação e em especial a Rosária Casquinha pelas palavras amáveis e por mesmo sem nos conhecermos se dosponibilizar de imediato pela partilha. Espero que possam aparecer no evento e que seja para todos um momento feliz. Bem hajam.

Com tecnologia do Blogger.