"Objetos" muito especiais



Eu disse-vos que até ao final do ano, o blogue seria a passadeira vermelha para vários talentos. Desta vez as honras da casa vão todas para a Joana Guedes e para o seu projeto "Objetos".

A Joana nasceu a 24 de Dezembro, apeteceu-lhe nascer num dia especial. Estudou Design de Equipamento e Espaço e ainda bem! Porque esse foi o início do seu caminho profissional que mais tarde viria a resultar neste projeto cheio de pinta! 
Durante o curso passou muito tempo em oficinas, a construir peças de decoração, desde cadeiras em madeira a embalagens em cartão para Galos de Barcelos. "O gosto pelas máquinas, saber como tudo se constrói, batas sujas, mãos pintadas… sempre foi uma paixão", confessa com um sorriso no rosto. 
Depois do seu percurso académico, e tal como a grande maioria dos jovens do nosso país, passou 3 anos à procura de trabalho na sua área. Mas essa oportunidade nunca apareceu - "fui trabalhando como freelancer. Parada não consigo ficar!!!" Graças ao seu espírito pautado pela resiliência, a oportunidade chegou num dia, assim de mansinho. "Num trabalho realizado com a minha tia, investimos algum dinheiro em mesas e cadeiras…". No final sobraram algumas peças, que acabaram por se uardar num armazém. "Mas isso servia-nos para quê? Nada." Foi então  que surgiu "a" ideia. A tia da Joana lembrou-se de criar uma página  no Facebook numa tentativa de vender as peças e reaver parte do dinheiro investido. Chamaram a página de Objetos - "porque era disso mesmo que se tratavam as nossas peças e porque o nosso dia-a-dia é feito e rodeado deles!"
Parte de baixo da oficina (armazém)... mas a Joana ainda tem uma garagem cheia de material para reciclar/restaurar
Com o passar do tempo a tia da Joana delegou nela a gestão de tudo e a criatividade ganhou espaço "comecei a colocar imagens que me inspiravam e sem dar conta, recebia pedidos de clientes para reciclar os seus móveis e os que eu tinha". A Joana começou a ponderar se não deveria de investir mais neste ramo, que na realidade também não lhe era de todo estranho. Ainda bem que o fez. "Objetos" tem 1 ano e 2 meses e já contabiliza 2.304 "Gostos" (à data de hoje). Ela refere que adora o que faz e tem aprendido imenso com este seu projeto. O seu pai, também ele, um apaixonado por estas artes, dá-lhe uma ajuda preciosa sempre que lhe é possível. 



Ao subir as escadas encontramos estes troncos à espera de um novo/a dono/a


Onde tudo acontece
Atualmente na "Objetos" o trabalho da Joana passa pela reciclagem; restauro de mobiliário; decoração; vitrinismo; estofagem; 3D's para projetos de vitrinismo, os quais contam com o seu apoio na produção e montagem e, ainda, recolha de objetos que os seus clientes já não querem - "em vez de os deitarem fora, ligam-nos e vamos buscá-los. Claro que têm de estar em condições razoáveis!" Joana confessa que todos os trabalhos "são um desafio, porque são todos diferentes: as madeiras são diferentes, as cores a utilizar também e os clientes idem." Mais recentemente descobriu o mundo dos troncos e está a adorar trabalhar neles e criar peças únicas." A inspiração chega-lhe através das suas pesquisas diárias na internet e revistas.

A Joana está a adorar trabalhar os troncos. Este é o seu favorito.

A Joana anda á procura de um/a cliente que valorize este guarda-fatos para o restaurar/ reciclar. Trata-se de uma peça fantástica, muito difícil de encontrar outro igual. É todo feito à mão, incluindo os detalhes.
As mulheres são, sem dúvida alguma, as que mais procuram este tipo de trabalho. Mas "os namorados que sabem que as namoradas falaram connosco", confessa a Joana também a procuram e pedem cumplicidade para ajudá-los na surpresa. "Tem sido bem giro, enganar as clientes por uma boa causa."

O projeto "Objetos" tem uma oficina na Azambuja, que não está aberta ao público, mas Joana afirma "sempre que nos pedem para visitar o nosso local de trabalho, marcamos um dia e hora e abrimos as nossas portas com  grande orgulho e carinho." 
O dia da Joana começa com uma atividade matinal com o seu cão, que ela carinhosamente chama de filho de 4 patas"depois de um grande passeio… deixo-o em casa e rumo ao comboio. O destino é Azambuja! Se é longe…? Ao início achava, mas a distância somos nós que a fazemos!" O seu dia é passado entre "lixas, madeira, tintas, máquinas e muitos telefonemas pelo meio! É o meu mundo" e sente-se muito feliz! Almoça com o pai, vai buscar os irmãos à escola, regressa à oficina, muitas vezes acompanhada do pai, e às 17h30 volta para Lisboa. Tem uma hora e quarenta minutos de caminho mas fá-lo feliz. Vai três a quatro vezes por semana à oficina. 
Tem estado a organizar-se no sentido de levar a "Objetos" à rua em 2014. Quer participar em feiras. O seu sonho é ter uma loja aberta ao público com a oficina agregada e, quem sabe, exportar as suas peças. Vê-las numa loja conceituada, era o seu sonho. Mas enquanto isso não acontece (é só uma questão de tempo), a página do facebook é a sua vitrina para o mundo.

Para o ano, já está agendada a decoração de uma casa, "fizemos o 3D para um restaurante Japonês e sabemos que as obras vão arrancar em 2014" e estão, também na forja vários projetos de vitrinismo e um site da "Objetos".

Tenho a certeza que o novo ano vai traduzir-se em muitos sucessos para a Joana! E ela merece.

Olhem à vossa volta e vejam lá se não têm, aí em casa, um mono que precise de uma intervenção da Joana! É que vocês podem dizer à Joana "eu só tenho 50€ para este trabalho… é possível? " Dentro desse valor, ela vê se é possível fazer ou apresenta-vos uma contraproposta. E assim dão uma nova vida aos vossos objetos!




Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.