Por Espanha - Mérida


Tal como prometido vou começar a relatar-vos a minha viagem pelas Cidades Históricas de Castela. Este ano, tanto eu quanto o J. decidimos embarcar num circuito altamente programado com guia privativo e tudo a que se tem direito. 

Não é bem o tipo de viagens que adoramos fazer! Isto porque nós gostamos muito viajar ao nosso ritmo: parar onde nos apetece, ficar a contemplar as belezas locais e entrar em quase todos os monumentos da cidade, sem o stress de ter hora marcada para regressar. Mas, digamos que este ano estávamos preguiçosos e queríamos que alguém tratasse de tudo por nós, com muita atenção e carinho. 

E assim a primeira paragem foi em Augusta Emerita... Melhor dizendo, Mérida.

Fundada pelos romanos em 25 a.C., apesar de não ser uma grande cidade, Mérida tem uma grande concentração de monumentos romanos que nos deixaram fascinados, não só pela sua beleza, mas pelo seu estado de conservação. A cidade ainda exibe, orgulhosa, uma das mais antigas construções mouriscas de Espanha. 

Havia tanto para ver e tão pouco tempo!

Debaixo de um sol escaldante e com horas marcadas para o regresso, conseguimos visitar heroicamente: a Alcazaba, ou Alcáçova (único edifício muçulmano que se conservou até ao século XXI), o Templo de Diana (também têm um), o Anfiteatro, o Teatro Romano e o Aqueduto. Ficaram para uma próxima visita (quem sabe?) o Museu Nacional de Arte Romana e a Igreja de Santa Eulália.

Quanto a experiências gastronómicas... provámos laranja com azeite e açúcar.  Disse-nos o proprietário do restaurante, "Tabula Calda", ser um petisco judaico. Vou tentar fazer num próximo jantar cá em casa :)

Ficámos alojados num hotel mesmo no centro da cidade, que nos permitiu fazer um passeio noturno sentido a animação espanhola em todas as esquinas de Mérida.

Querem saber se esta foi a minha cidade preferida do circuito? A resposta é não. Gostei de Mérida, mas o melhor ainda estava para vir.


A cidade que se segue... Toledo, rodeada pelo Rio Tejo... ou Tajo como se diz em Espanha.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.