De férias... parte VII - Diálogos em noites de Verão


Antes de viajar para Espanha, uma querida amiga convidou-me para assistir aos "Diálogos em noites de Verão", ciclo de conferências, a cargo da Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras. E assim, numa noite de segunda feira lá fui até ao Palácio Marquês do Pombal e assisti à Conferência "Mulheres Artistas na Linha: Josefa de Óbidos, Joana do Salitre e Maria Keil" da responsabilidade do orador José Meco.

Foi uma noite muito enriquecedora, uma viagem pelo talento destas senhoras. Desde as naturezas mortas e trabalhos religiosos de Josefa de Óbidos - a "donzela emancipada que nunca casou" - passando pelos retratos de lisbonense Joana do Salitre - uma artista do qual se sabe muito pouco - e terminando na completa Maria Keil, que experimentou uma multiplicidade de artes: design gráfico, ilustração, cenários, figurinos, pintura e desenho, design de móveis e azulejos.

Fiquei de tal forma fascinada com o trabalho de Maria Keil, que não posso perder a oportunidade de visitar a exposição "De Propósito", patente no Palácio da Cidadela em Cascais, uma antologia de oito décadas da sua obra.
 
E agora que regressei de Espanha, fiquem atentos porque vou começar a relatar as minhas aventuras pelas Cidades Históricas de Castela :) 
Uma viagem a um ritmo alucinante, com muita história, muitos monumentos, e com romanos, mouros, visigodos e cristãos para animar!

As férias continuam... mas já estou na fase de queimar os últimos cartuchos!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.