"Cahico Porcelanas" Jóias Minuciosas


Conheço a Carla Silva há muitos anos... Vou reformular. Sou amiga da Carla Silva há muitos anos e há muito tempo que queria falar do trabalho dela e exprimir a admiração que tenho pelo seu espírito empreendedor. Contra a maré ela rema e assim vai vencendo ventos e tempestades. Muito graças à persistência, ao seu talento, à sua criatividade e ao amor pelo que faz. E o que faz, faz muito bem! 

Em pequena chamavam-lhe Cahico e foi esse o nome que adotou para ser a sua marca. "Cahico Porcelanas" é sinónimo de peças de porcelana pintadas, minuciosamente, à mão. 

Tudo começou quando conheceu a Escola de Artes Decorativas do Bugio. Foi por essa altura que começou, com grande motivação e força de vontade, a pintar em porcelana. Estava a descobrir o seu caminho futuro. Os primeiros trabalhos de bijutaria e decorativos que desenvolveu, ofereceu-os a amigos e familiares. Todos elogiaram as peças deliciosas que saíam das suas mãos. E isso foi só um pequeno empurrão para estimular, ainda mais, a sua imaginação e criatividade.  E a pergunta fulcral surgiu: "Porque não tornar esta paixão na sua profissão?"  Ainda bem que o fez!

"Cahico Porcelanas" é marca registada e reconhecida com a Carta de Artesã e de Unidade Produtiva Artesanal de Pintura de Cerâmica  pelo PPART – Programa para a Promoção dos Ofícios e das Microempresas Artesanais.

Hoje em dia, os seus dias são passados no atelier onde dá asas à sua imaginação e cria brincos, colares, pulseiras, anéis, pregadeiras... Verdadeiras jóias para a alegria das mulheres deste país. 

O trabalho é intenso. As peças são pintadas à mão, utilizando várias técnicas, sendo a sua preferida a técnica de canetagem com aparo. Transforma a candura das pequenas peças de porcelana em desenhos coloridos que nos remetem para a Renda de Bilros, para o Coração de Viana, para os Lenços dos Namorados e para tantos outros padrões criados pela sua imparável imaginação. Como ela gosta de dizer o seu trabalho "transmite sentimentos e sonhos".

E porque 8 de março é o Dia Internacional da Mulher, dedico a todas as mulheres do universo e em especial à Carla Silva, ou melhor à Cahico este post. 

Mas isto não fica por aqui... existe sempre um "mas" e vocês já deviam de saber! A "Cahico Porcelanas" tem um colar para vos oferecer. E para o ganharem não precisam de ter muito trabalho. Só têm de seguir dois passos. Ora vamos lá:

1. Façam "Gosto" na página de facebook da "Cahico Porcelanas":  https://www.facebook.com/pages/Cahico-Porcelanas/113823158645079?fref=ts

2. Deixem, neste post, um comentário, ou melhor... Um elogio ao trabalho da "Cahico Porcelanas". A Carla depois escolhe o elogio que mais a encantar e esse será o vencedor.

O passatempo é válido até dia 15 de março.
(o colar do passatempo é o da última fotografia deste post)

Se quiserem conhecer mais sobre o trabalho desta menina talentosa visitem o blogue: http://cahicoporcelanas.blogspot.pt/ E está para breve a inauguração da loja online! 

Feliz Dia da Mulher :)





 











Peça do passatempo ;) Participem!!

9 comentários

Anónimo disse...

Façam como vos indico

Embelezem-se com Cahico!



Fatima Camilo

Anónimo disse...

Eu queria muito ganhar
aquele colar bonito
feito pelas mãos talentosas
das porcelanas cahico


Fatima Camilo

Anónimo disse...

Um talento enorme
e um bom gosto fantástico
É o que vai encontrar
nas porcelanas Cahico

Marina Lima

Anónimo disse...

O rosa fica-me bem
e eu gosto muito da cor
Cahico, eu quero ganhar
este colar, por favor!!

Marina Lima

Carmen Farias disse...

Inspiração, talento e dedicação só podem dar bons resultados!
Parabéns Cahico

Anónimo disse...

Gostei daqui que vi,
e até achei bacana,
convidaram-me pra esta página,
para ganhar a porcelana.

mas depois fui mais longe,
e cusquei a página inteira,
fiquei esbasbacada,
com uma linda pulseira.


a lilás ♥
Manuela Valido

Anónimo disse...

Os seus trabalhos são maravilhosos, e qualquer uma dessas lindas peças, faz qualquer Mulher, sentir-se muito mais Mulher...
Desejo-lhe muito Sucesso, e muita imaginação, para trabalhos futuros.
Celestina Brilha

sonia marques disse...

"Porcelana?! Detesto porcelana!!!
Mas isto não parece porcelana...Afinal é isto?! Mas isto é fabuloso!! Estas peças são lindissimas..." Confesso que esta foi a minha reação. E, de facto, após a surepresa inicial veio a admiração. Parabéns! Um excelente exemplo de como dar um look fabuloso e moderno a materiais e tecnicas tão tradicionais.

DB disse...

Já conhecia as peças Cahico mas este post conseguiu surpreender-me ao dar visibilidade ao trabalho minucioso e ao tempo de entrega que cada peça exige. Admirável. PARABÉNS

Com tecnologia do Blogger.