Na Gulbenkian com o ReMix


Num destes dias recebi um mail do Ângelo Campota a convidar-me para a apresentação do Catálogo "Projecto ReMix" 2013. Decidi, na hora, que apesar da semana agitada que se adivinhava teria de arranjar forma de ir até à Gulbenkian. Fui e ainda bem! 

Contra a maré, contra as probabilidades, contra a onda menos positiva que se vive no nosso país, o "Projecto ReMix" continua a avançar, a crescer de forma sustentável, a traçar o seu caminho com consciência e com algumas gotas daquela poção mágica que se chama dedicação. Muita dedicação. Este é um projeto que me surpreende constantemente. 

Então, muito resumidamente, o novo catálogo que foi lançado na passada segunda feira, já apresenta os novos produtos criados a partir de materiais reutilizáveis, concebidos por um grupo de designers e executados por um outro grupo - o de moradores - na oficina do Bairro do Armador, em Lisboa. Já vão numa segunda geração de produtos! Estão de parabéns. Este negócio social está de vento em popa! 

Aqui apenas vos falo do Eco Design, porque é aquele que tenho seguido mais de perto, já que o Ângelo (Coordenador do "Projecto ReMix"), faz questão de me envolver, contando as novidades, as vitórias e convidando-me a participar nos momentos marcantes.  Lembro-me quando o conheci, no âmbito de uma entrevista para a SJ Rádio e fiquei logo rendida ao seu entusiasmo natural!

Mas este projeto é muito mais que Eco Design, ele é Eco Brigadas, Eco Teatro e Eco Serviços e podem saber tudo em: http://projectoremix.com/
Mas só para vos contextualizar, aqui fica um breve resumo:

"O Programa BIP-ZIP – Bairros e Zonas de Intervenção prioritária de Lisboa, criado pela Câmara Municipal de Lisboa como um instrumento de política pública municipal, visa dinamizar parcerias e intervenções locais de melhoria dos “habitats” abrangidos, através do apoio a projetos levados a cabo por juntas de freguesia, associações locais, coletividades e organizações não governamentais, contribuindo para o reforço da coesão socio-territorial no município."

Na Gulbenkian falou-se muito e com muito entusiasmo, num ambiente descontraído, onde designers,  moradores do Bairro e pessoas envolvidas no projeto deram o seu testemunho e inspiraram os presentes! Foi uma injeção de atitude positiva que soube tão bem!!!

Os objetos estavam em exposição para nos aliciar e não foi difícil de nos rendermos ao seu charme e à sua vertente útil. De tal forma que já adquiri a Lancheira, criada pela designer Susana António. Tinha que começar por adquirir algum objeto e já que pertenço ao "gang da marmita" nada melhor que desfilar com estilo, na copa, à hora de almoço.

Ficaram entusiasmados? Querem saber mais?
Então acedam aqui: https://www.facebook.com/ProjectoreMix e sigam   diariamente este projeto empreendedor. O Ângelo conta-vos todas as novidades!

Cesto em Pele 
POISE - Sara Padrão e João Pedro Vieira

Vasos Transparentes
Colectivo da Rainha - Filipa Ricardo e Renato Silva

T Taça Multi-Usos
Carolina Pacheco Nunes

Candeeiro e Relógio de Mesa
Susana Gama e Pedro Frois Meneses

Casa de Pássaros
Colectivo da Rainha - Filipa Ricardo e Renato Silva

Banco
Susana António

Cadeira de Roupa
Ana Relvão

Tipi
Universidade de Aveiro - Amarilís Dias, André Guerreiro e Catarina Mouta

REMIX K3Y
K3YBOARD - Ana Serrazina

SUP Edição Remix
OCUPA - Joana Soda

Lancheira
Susana António

Candeeiro Divali
Ana Neves e Patrícia Geraldes

Casa da Música
                                                 Ana Fatia e André Horta            (Fotos Colectivo da Rainha)




Com Ângelo Campota

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.