12.12.12 Parte XIII


  Foto: José António Rodrigues

Já estamos em contagem decrescente para o grande dia!

O dia 12 do 12 de 2012!

O dia em que vamos todos até à Galeria do Palácio Galveias, em Lisboa para a apresentação do livro e para a inauguração da exposição do Projeto 12.12.12

Entretanto vamos lá conhecer mais um dos fotógrafos envolvidos neste grande  projeto. O tempo de antena no blog, hoje, é do José António Rodrigues.

Licenciou-se em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura de Lisboa. Possui um extenso currículo como repórter e editor fotográfico em meios como a Visão, Grupo Impala, 24 Horas, Independente, O Liberal, O Século, Jornal dos Açores e Editora Ver Açor. Atualmente, é correspondente nos Açores da Sábado, Correio da Manhã e Record, colaborador da Agência Reuters e fotógrafo na editora Publiçor, do Grupo Nova Gráfica. Expõe desde 2002 e tem vários livros publicados.

José António Rodrigues andou a fotografar nos Açores, região onde, por opção, reside desde 1999. 

O fotógrafo fez uma abordagem no sentido de "mostrar um local onde se vive entre opções. O RSI é um componente social fortíssimo mas, por outro lado, há fortes possibilidades para quem tem iniciativa."

A fotografia que José António Rodrigues me enviou para publicar neste post, 
retrata um momento de uma família de Rabo de Peixe: "Lurdes, 48 anos de idade, «tenta dar um ar à sua cara», na casa de banho da sua habitação, onde vive há 9 anos com o marido dois filhos e uma neta de 5 anos, sem o mínimo de condições. Todos vivem do RSI, cerca de €400,00 no total. Desde janeiro de 2012 que começou a receber um recibo de €43,33 para pagar todos os meses a renda de habitação social. Nunca pagou, provavelmente irá ser despejada".

A palavra que José António Rodrigues escolheu para ilustrar este projeto é a palavra "Sofrimento". Para o fotógrafo "quem está a perder tudo sofre, e quem tem iniciativa também sofre."


video


Para saber mais sobre este projeto:

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.