Seda é seda!



Há uns meses, uma querida amiga foi tomar café comigo e levou-me um presente. Um lenço de seda pintado por ela. Fiquei agradavelmente surpreendida. Não só pelo presente, que não estava à espera, mas também porque não fazia ideia de que a minha amiga fazia estas coisas lindas! 
Nesse dia o nosso tema de conversa era outro... projetos futuros e por isso não aprofundei. Mas queria saber mais.

E então um destes dias enviei-lhe uma mensagem via facebook e pedi-lhe que me falasse dos seus lenços de seda. E então, para início de conversa, ela começou por contar-me uma das lendas que explicam o aparecimento deste tecido, que tem tanto de fascinante quanto de valioso.

... Na China antiga há muito, muito tempo, Lei Zu (concubina do imperador Xuanyuan) tomava o seu chá debaixo de uma amoreira, quando um casulo caiu dentro da sua chávena. Ora como o chá estava quente o casulo soltou um fio... 

Mandou-me informação muito interessante sobre a origem da seda e da deusa da seda e de como o tecido era deveras apreciado e valia o seu peso em ouro.  E que em Portugal havia uma grande produção de seda para os lados das Amoreiras...

Por mais interessante que toda esta informação fosse, o que eu queria mesmo saber era qual a ligação dela a este lenço pintado à mão. E então ela escreveu assim:

"E depois destas conversas sobre a história da seda digo-te que pintar estes fios, dar-lhes cor e uma nova aparência é fantástico. Os métodos para os pintar podem ser os seculares como se aprende na SIMECQ, ou com recurso a outras técnicas. A suavidade e leveza do toque da seda natural, aliados aos padrões coloridos, sempre diferentes, permitem que cada um de nós use uma peça que é única. Quando as pinto, por métodos pessoais que entretanto desenvolvi, a expetativa do trabalho final é grande. Nunca sei o que vai sair exatamente, daí a singularidade e exclusividade de cada trabalho. Depois.... é bom ver que quem as usa se sente muito bem com elas, por transmitirem serenidade e aconchego!Tenho dito"

E disse tudo! O mistério estava desvendado. Quanto a mim, sinto-me muito feliz por ter em minha posse algo tão valioso, tão único e feito por alguém tão especial!





Se quiserem uma echarpe única em seda natural é só escolher o tom o resto é surpresa. "Neste Natal mime-se com artesanato autêntico". Faça a sua encomenda para: seda.pintada@gmail.com

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.