Hands to Creation - entre Fridas Kahlos e Santos Antónios



Tive o prazer de conhecer a Paula Rodrigues no ano passado. Queria desafiá-la para participar no Stock Art e pedi ajuda a uma amiga, que já a conhecia, para me acompanhar. Visitei o seu atelier, na altura em Oeiras, e mal entrei parecia que estava num mundo encantado. Fiquei logo rendida ao seu talento. E não queria sair dali sem ter a certeza que podia contar com ela no Stock Art. Na altura, lembro-me que comprei uns brincos para oferecer a uma amiga que estava prestes a fazer anos e meses depois comprei um Santo António que seguiu para outra amiga no Brasil. Fiquei fã do seu trabalho. E em novembro lá tive a Paula no Stock Art. Rejubilei!!

Entretanto a Paula já fez uma intervenção nas cadeiras cá de casa. Estavam a precisar de um "banho de loja" e seguindo algumas indicações da minha parte, as velhas cadeiras transformaram-se em verdadeiras obras de arte.

Neste momento a Paula está envolvida num novo desafio e achei que seria uma desculpa perfeita para vos dar a conhecer esta menina talentosa de olhos expressivos e sorriso verdadeiro. Bem como lançar um PASSATEMPO (palavra mágica). Por isso há uns dias estive no Atelier  Art’i Batik, onde a Paula tem as suas peças à venda e onde também tem o seu espaço criativo. 

Mais uma vez aquela sensação de estar a entrar num mundo encantado! 
E a sensação foi a dobrar, porque a Dulce Gouveia, proprietária do espaço, também não fica atrás em termos de criatividade! Aliás a loja/atelier é uma explosão de cor, originalidade e muito bom gosto! Sente-se no ar que  estamos num local de criação, onde as ideias nascem naturalmente e concretizam-se em objetos de desejo!

Depois de bisbilhotar o espaço ao pormenor e de fazer umas comprinhas, pedi à Paula que me respondesse a algumas perguntas para que vocês pudessem conhecer as "mãos" por detrás destas magnificas peças.

Apresento-vos Hands to Creation:


Como surgiu a ideia de fazeres estas coisas lindas?
Desde sempre adorei manualidades. Quando em 2004 comecei a fazer peças em EPS (esferovite) para cenários e montras de lojas, para surpresa minha vários clientes da loja de uma amiga, “ lua nova”, mostraram interesse e adquiriram peças para oferecer e  ter em sua casa. Só que estas peças tinham uma característica que não lhes dava longevidade, a sua fragilidade era um ponto negativo. Então pensei bastante em encontrar algo que pudesse modelar e ao mesmo tempo que tivesse a importante e necessária reciclagem de vários materiais. Lembrei-me de uma técnica pouco explorada em Portugal mas muito apreciada pelos Franceses a técnica de Papel Maché, que consistia na produção de uma pasta de jornal e cola…óptima para criar peças  resistentes e tinha a vertente da reciclagem. Por tentativa e erro fui testando várias receitas de papel Maché e encontrei uma, que uso até hoje.

Porquê o nome Hands to Creation?
Hands to Creation, foi o nome sugerido pelo meu marido… E compreendido por quem sente a energia que envolve o meu trabalho.

Qual a tua formação?
Visual mercahndiser desde 2004. O curso inclui-a a formação de produção de cenários. A minha verdadeira paixão.

Fala-me um pouco do teu trabalho
Desde 2006 o meu objetivo é produzir peças envolvendo a reciclagem (utilizar jornais velhos, embalagens, restos de cartão etc). Criar a pasta e modelar histórias e personagens. Todos os anos tento criar novas personagens e coleções. Em 2006 comecei com as Bonecas “Cris”, bonecas Gordinhas de cabelo longo e  ruivo. Depois os "Santo António", as "Cegonhas" e agora a "Frida Kahlo".


Como surgiu estas tua parceria com o Atelier Art'i Batik?

O Art’i Batik foi um projeto idealizado pela Dulce Gouveia, um projeto pioneiro em 2007. A convite da Dulce abrimos o espaço mas por motivos económicos acabei por sair da sociedade em 2008 e agora voltei como artista convidada e com parceria a nível de restauro de móveis.

Sei que também tens uma parceria com uma revista...
Temos a revista "Ideias Casa Cláudia", que simpaticamente escolhe de vez em quando as nossas peças para as suas produções fotográficas.

E também sei que já ganhaste um Prémio
Em 2008 ganhei o 1º lugar na área de modelagem, no 1º concurso de artes decorativas, organizado pela revista Bricolage & Decoração.

E quanto a projetos futuros?
De momento não tenho projetos futuros… Estou a refletir um pouco pelo próximo caminho a seguir.


Qual a peça de sonho que gostarias de criar?
De momento não tenho assim nenhuma peça em especial que gostasse de fazer, até porque quando tenho uma ideia começo logo a trabalhar nela.


Podem encontrar os trabalhos da Paula no Atelier Art’i Batik no Cascais Jazz Club e no Facebook. Ela aceita encomendas e, sobretudo, desafios!

Quanto ao PASSATEMPO... Eu sei que estavam à espera que eu tocasse no assunto. Querem ganhar uma Grinalda Natalícia? Então o que têm de fazer basicamente é isto:


- Colocar um "Gosto" na página de facebook da Hands to Creation
- Colocar um "Gosto" na página de facebook da Art’i Batik
- Deixarem um comentário a este post onde justifiquem porque merecem ganhar a peça que a Paula tem para vocês. O comentário que convencer a Paula será o vencedor! Simples, não acham?

O passatempo é válido até dia 23 de novembro! Toca a participar!

Bom fim de semana!








 Trabalho da Dulce

  Trabalho da Dulce

Eu e a Paula no seu espaço encantado
   Peça do PASSATEMPO

10 comentários

Unknown disse...

Parabéns Paula,o teu trabalho é muito bonito! Cheio de cor e as carinhas dos bonecos são muito expresivas. Vê-se que são peças feitas com muito carinho.

A Menina das Tranças Pretas disse...

Olá!

Já era fã da Paula e do seu trabalho. Conheci no Stock Art e, na altura, comprei uma bolachinha de gengibre para enfeitar a minha árvore de natal. É uma das peças que mais sucesso faz! =)

Gostava muito que esta coroa viesse morar cá em casa. Fazia companhia à bolachinha e era mais uma peça que iria fazer as delícias de todos.

Parabéns pelo trabalho!!

Anónimo disse...

Gosto das cores das guloseimas
das lindas estrelas do mar
esta grinalda colorida
cá em casa, ficava a matar!


Fatima Camilo

Anónimo disse...

Para com meus queridos netos, um Lindo dia de Natal festejar, esta simpática grinalda, eu deveria ganhar. Um beijinho.
Celestina Brilha

DB disse...

A lareira cá de casa está apaixonada pelo verde da grinalda e aguarda que esta traga magia a este NAtal!

Ana Moura disse...

Adoro as tuas coisas...conheci-te há alguns anos na FIARTIL...ficaste ao meu lado num stand, e eu apaixonei-me pelos teus trabalhos...depois, "apaixonei-me" por ti.
As tuas peças tem Alma, transmitem Amor, e provocam-me sorrisos...
As tuas peças...és tu!!!
Beijos...gosto muito de ti.

Anónimo disse...

Creation on your hands
a arte que tu entendes!

Cristina Cunha disse...

Conheci o trabalho da Paula através da revista "Ideias Casa Cláudia" e desde então que tenho em mente ir até à Art´i Batik para a conhecer pessoalmente, bem como para ver "com as mãos" as suas fantásticas criações. Adoro as Fridas Kahlos, aliás todo o ambiente da loja me faz lembrar esta pintora e o seu mundo tão seu. Quanto à grinalda... simplesmente perfeita para alegrar a casa com o espírito natalício que está aí não tarda nada :)

filipa disse...

feliz do artista que sabe a razão secreta das coisas coloridas :)

boa sorte Paula, boa sorte Rosarinho*

p.s. os melhores presentes são os que não se esperam e os feitos à mão :)

Patrícia Silva disse...

Para o meu natal ser mais especial
A grinalda da Paula quer ganhar
O seu trabalho é excepcional
Lindo colorido e singular

Com tecnologia do Blogger.