12.12.12 parte VIII


   Foto: Nuno Veiga

E agora que já caminhamos a passos largos para o grande dia da inauguração da exposição e lançamento do livro, relativos ao projeto 12.12.12 apresento-vos mais um dos fotógrafos que abraçou esta aventura:

Nuno Veiga, natural de Elvas iniciou o seu percurso profissional na Imprensa Regional. Fez o curso de Comunicação Social na Escola Profissional e o Curso de Aperfeiçoamento em Imprensa no CENJOR, na capital. 
Hoje em dia é correspondente da Agência Lusa no Alentejo e também colabora regularmente nos jornais Correio da Manhã, Record, A Bola e nas revistas Visão e Visão e Viagens.

Nuno e a sua máquina fotográfica andaram por Portalegre, na tradicional "Rua do Comércio".

Segundo ele a sua "história para o 12.12.12 centra-se na crise do comércio tradicional que tem afetado há anos todo o país", tendo-se, obviamente, agravado em 2012, consequência da queda do poder de compra dos portugueses. Nuno ainda refere que em Portalegre "no último ano, dezenas de lojas fecharam as portas e a rua parece abandonada, com os comerciantes à espera que alguém entre e compre."

Ele seguiu "a história de alguns dos que foram em tempos os mais bem sucedidos comerciantes, que hoje estão à beira de desistir." Acompanhou ao longo deste ano o movimento e "as histórias ligadas a esta rua, outrora o coração da cidade." Nuno remata "Este projeto mostra em várias vertentes o pesadelo em que se tornou (sobre)viver no nosso país…"

Por isso a palavra que ele escolheu para descrever este 12.12.12 é  “Desespero”.

Para Nuno Veiga "12.12.12 é um documento que relata a dura realidade que foi este ano e mostra o desespero de quem acredita ainda em melhores dias, mas está a um passo de desistir…"

Legenda da Foto:
A Rua do Comércio em Portalegre é quase uma rua fantasma. Com lojas a fechar mês após mês, as que restam lutam para resistir à perda do poder de compra generalizada. É apenas um exemplo do que está acontecer ao outrora próspero comércio tradicional do nosso país.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.