12.12.12 Parte VI


    Foto José Ribeiro

Cá estou de volta com mais informação sobre este grande projeto - 12.12.12 E quem é o senhor que se segue? É José  Ribeiro.

Alfacinha de gema, com o Curso de Fotografia do Instituto Português de Fotografia em Lisboa, inicia o seu percurso na Agência Lusa e ingressa, posteriormente, na equipa fundadora do "Público". Hoje a sua casa é a Agência Reuters. Este senhor já foi professor convidado do Curso de Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social, em Lisboa e atualmente leciona no Instituto Português de Fotografia. Expõe os seus trabalhos desde 1994 e tem vários livros de fotografia publicados.

Neste projeto, José Ribeiro, andou de máquina fotográfica pelos arredores de Lisboa, zona Oeste e, ainda, alguns locais entre Ribatejo e a Beira. 

Que instantes captou? 

"Um casal de octogenários que faz a vida a apanhar Percebes para ajudar à mísera reforma; dois ex operários que se viraram para a terra; o último garimpeiro português que ensina a procurar ilusões;  O progressivo decréscimo de natalidade ao longo de décadas que atingiu o seu máximo no início de 2012..."


Quando pedi a José Ribeiro que me resumisse este projeto numa única palavra, contrapôs: "Responder com uma só palavra… pedia para usar umas mais".

Ok José! Gostei tanto da sua sugestão, que resolvi ceder ao seu pedido: Revolta contra o esquecimento no futuro. 

Legenda da Foto:
José Vicente (à dir.) carpinteiro de 52 anos sem trabalho e o seu amigo Jaime Dinis de 67 anos, reformado de eletricista, deixam a feira de São João da Talha ao final da manhã de 14 de fevereiro, depois de uma manhã sem
sucesso a tentarem vender os hortiícolas por eles criados numa horta em Loures, numa tentativa de ganhar algum sustento contra a crise.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.