12.12.12 Parte V

                   Foto José Carlos Carvalho

Ora vamos lá pegar neste assunto que me é muito querido: O Projeto 12.12.12

Hoje, este post é dedicado a José Carlos Carvalho que depois de ter tirado  o curso de fotografia do Ar. Co, iniciou a sua carreira na imprensa regional. Mais tarde recebeu um convite para fazer parte da equipa do Correio da Manhã. Foi repórter fotográfico e editor de fotografia no Diário de Notícias, de onde saiu para a revista Visão. Atualmente, leciona no Instituto Português de Fotografia e no Instituto Politécnico de Tomar. Do seu curriculum já fazem parte alguns prémios de fotografia, tendo também realizado várias exposições individuais e coletivas.

A José Carlos Carvalho, em "12.12.12" coube-lhe fotografar Beja, o maior distrito de Portugal! Não é pera doce! Percorreu 3.947 km e, segundo ele "o acaso e a curiosidade fizeram-me perder por estradas nacionais, que ramificam neste distrito, e levaram-me até bem perto de Espanha através da N260."

E então o que foi fotografando por este emaranhado de estradas? Uma série de situações que mostram "uma região que o tempo cristalizou", a saber: "Um traçado do IP2 por concluir que já existe nos mapas; uma casa de esquina que definha à espera de um comprador; um túnel que esconde saudades de outros regimes..." e tantas outras situações que não vou contar para não quebrar o efeito surpresa que acontecerá lá para dezembro (altura em que o projeto será apresentado publicamente). No essencial estas imagens transmitem isto: "A estrada representa, pois, o fio condutor da história" que o repórter fotográfico nos quer contar. E nós ficamos muito curiosos para conhecer todas estas histórias.

Paralelamente a esta missão, José Carlos Carvalho apresenta em "12.12.12" a história de Lisandro, uma criança com Trissomia 13, que conheceu "num dia de frio e sol, na Escola da Quinta da Princesa" onde Lisandro e a mãe, Alina, se "deslocaram para serem entrevistados e fotografados para a revista Visão e receber um cabaz oferecido pela associação «Nova Esperança»". Na altura José Carlos Carvalho falou com com Alina e disse-lhe que queria fotografar o «caso Lisandro» a partir de 2012. Um trabalho que segundo o repórter "não tinha fim à vista, tal como acontecia com Lisandro". Uma criança cujas expetativas de vida não passavam de seis meses e que caminhava para o quarto ano de vida. Durante os primeiros cinco meses de 2012, José Carlos Carvalho foi inúmeras vezes a casa de Alina e confirmava afincadamente a sua teoria sobre a sobrevivência de Lisandro: "as brincadeiras das irmãs eram importantes mas o segredo estava na mãe. Ela é que prolongou a vida desta criança." Uma história que jamais será esquecida, não só pelas imagens captadas pela máquina, mas pelos momentos que o repórter testemunhou na companhia desta família de coragem.

A palavra que para José Carlos Carvalho elegeu como sendo aquela que resume este projeto é "Compromisso".

Legenda da Foto:
A única estrada que liga Portugal de Norte a Sul do País é reflexo da crise que se faz sentir. No ano em que as SCUTS passaram a ser pagas, as estradas secundárias tem cada vez mais tráfego, fazendo voltar o País a um passado recente. Desde o comércio aos parques de lazer, passando pelas obras inacabadas, o km 360 do IP2, no distrito de Beja, é testemunha do tempo que teima em (não) passar.

Coincidência ou não, Lara e José Carlos Carvalho partilham a mesma palavra ;)

Para saber mais sobre este projeto:
http://www.121212.portfoliobox.net/
http://armazemdeideiasilimitada.blogspot.pt/2012/09/121212-parte-iv.html
http://armazemdeideiasilimitada.blogspot.pt/2012/08/121212-parte-iii.html
http://armazemdeideiasilimitada.blogspot.pt/2012/07/121212.html

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.