Tarde dedicada aos Museus


Ontem juntei-me à festa dos Museus! Ficou muita coisa por ver e fazer, mas o tempo não deu para mais! Ainda assim passei pelo Forte S. Jorge de Oitavos e visitei o "Mercado d' Oitavos". Uma recriação histórica de um mercado do séc. XVIII. Os artesãos vestidos à época tinham nas suas bancas uma oferta variada: ervas, efusões, oráculos e adivinhação, bolos de erva-doce,enchidos e até fui abordada por um cabeleireiro da época que se ofereceu para me fazer um penteado ou, se precisasse, também me poderia arrancar um ou outro dente! Achei por bem recusar, não fosse o penteado, virar cena de terror ;)






Depois rumei até Alcabideche para visitar, pela primeira vez, o Moinho de Armação Tipo Americano. "Os Moinhos de Armação surgiram em Portugal nas primeiras décadas do século XX, sendo assim denominados pelo facto de ostentarem uma armação metálica na cobertura do moinho, semelhante a uma casa de habitação. Designam-se por "Tipo Americano" precisamente por se tratar de uma criação oriunda dos Estados Unidos da América."

Após uma breve visita ao moinho fui convidada a pôr as mão na massa!!! Aprendi a  fazer pão com chouriço que depois foi cozido em forno de lenha.  Ao princípio a coisa não estava a correr de feição, o raio da massa não havia meio de ficar em condições!!! Estava a faltar farinha - fui salva por uma simpática senhora, perita nesta arte de fazer pão. E assim consegui acabar a minha tarefa! Fiquei toda enfarinhada mas satisfeita! 








Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.