Dia 1 - Guimarães




Diário de Bordo do 1º dia na Capital Europeia da Cultura:

Depois de um maravilhoso pequeno almoço na “Pastelaria Clarinha” (fundada em 1953), fiz um primeiro passeio de reconhecimento pela cidade e antes que fosse tarde, passei pelo Espaço Guimarães 2012 e comprei o bilhete para assistir, hoje à noite, à abertura do Ciclo Orquestras Convidadas… vim a Guimarães para assistir à Orquestra Metropolitana de Lisboa, no Centro Cultural Vila Flor ;) 



Continuei o passeio pelas ruas mágicas desta cidade que está linda e cheia de corações! 

Depois de um almoço na típica “Adega dos Caquinhos” foi tempo de visitar as exposições “O Fotógrafo Martins Sarmento” (pioneiro da arqueologia em Portugal e fotógrafo) e “Toural” (mostra que reúne trabalhos de 3 artistas: António Leal, Max Fernandes e José Almeida Pereira). 








A seguir, uma passagem pelo Mercado. Não, não fui comprar frutas frescas mas quis espreitar o “Mercado Pop Up” (lojas que foram talhos, abriram as portas à criação e à criatividade).  

E como não podia deixar de ser, uma passagem breve por uma das várias igrejas da cidade – Igreja de São Francisco - para me deslumbrar com os retábulos de talha dourada. 

E antes da tarde terminar e porque as pernas já estavam cansadas, uma paragem para um chá de Erva Doce na “Cor de Tangerina”. 


E agora vou-me despachar porque daqui a pouco é tempo de ouvir e sentir obras de vários compositores nacionais pela Orquestra Metropolitana de Lisboa. Amanhã… Fábrica ASA.

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.