As minha sugestões no "Bloco de Notas" - SJ Rádio

"Bairro a Recuperar" - Participem e ajudem a divulgar


Lembram-se de eu ter recebido na SJ Rádio o Ângelo Campota? Prometi que esta semana revelaria o tal evento que vai acontecer no Bairro do Armador! Pois eis que é chegada a altura da grande revelação!

A Associação Entremundos tem como fim a promoção da Inovação Social, procurando novas soluções para a inclusão e desenvolvimento social, qualidade de vida e participação cívica e comunitária, tendo em vista a capacitação de comunidades, grupos e indivíduos.

No âmbito do Programa BIP / ZIP (Bairros e Zonas de Intervenção Prioritária de Lisboa), promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, a Associação Entremundos e o Grupo de Teatro Cultural Contra Senso, juntamente com a Junta de Freguesia de Marvila, como entidade parceira, encontram-se a desenvolver o projeto “reMix – Intervir e Recriar, com incidência no Bairro do Armador” – um território complicado – mas com grande potencialidade de renascer pela sensibilização da população residente, principalmente crianças e jovens, para comportamentos cívicos no usufruto do espaço público do Bairro, corresponsabilização dos moradores através da sua mobilização ativa para a preservação, criação e manutenção dos espaços públicos e capacitação de um grupo de moradores com competências empreendedoras que lhes permitiram encontrar soluções de autoemprego e de geração de recursos económicos. Estes fins vão de encontro às atividades que se pretendem dinamizar: Eco-teatro, Eco-brigadas e Eco-design.

 
É na ótica ecológica do “reMix”, que vos desafio a participarem na actividade de revitalização Bairro do Armador - “Bairro a Recuperar”- que decorrerá no dia 11 de fevereiro das 10h00 às 17h00. Mãos obra e ajudem a transformar uma pequena praceta localizada em frente à oficina do projeto. Poderão participar na plantação de árvores e flores em dois canteiros, ou se a pintura é mais a vossa ondem avancem sem medos para umas pinceladas nos vários elementos existentes no espaço (fachada do prédio, pilares, bancos e pavimento).

Mas fiquem a saber que esta atividade não envolve só trabalho, podem e devem participar no almoço comunitário (aproveitem para levarem aquele bolo que só vocês sabem fazer), e ainda serão agraciados com momentos musicais e de muita animação.

Esta iniciativa conta com o apoio do projeto Guardiões do Jardim, Gebalis, EEM., Junta de Freguesia de Marvila, Casa das Cores, BIP/ZIP Flamenga e a comunidade do Bairro do Armador.

Se ficaram com vontade de saber mais sobre este projeto e de participar, acedam a https://www.facebook.com/ProjectoreMix

Podem também enviar mail para remix.bipzip@gmail.com ou ligar para número 960199834.  
Fica aqui a morada completa para não se  perderem: Praceta, Bento Gonçalves, Lote 722 - Loja A / Bairro do Armador, Lisboa.

Deixo-vos algumas imagens do catálogo com as peças produzidas no âmbito do Eco-design:





" A incubadora de eco-design possibilita a envolvência de cinco moradores do Bairro do Armador, os quais têm vindo a articular com designers profissionais. Permite, assim, a capacitação dos participantes com competências do design socialmente responsável que lhe facilita, de modo criativo, encontrar soluções de autoemprego e de geração de recursos económicos, através da produção e comercialização de produtos. Apoiar esta causa sem fins lucrativos será sinónimo de criar postos de trabalho e, sobretudo, permitir a sustentabilidade económica e abiental do reMix."


1 comentário

DB disse...

muito interessante esta iniciativa. Parabéns :))

Com tecnologia do Blogger.