Igualdade de oportunidades e inclusão fazem a diferença!


Antes do Natal visitei a 3ª Edição da Exposição de Arte Contemporânea – Polaris, organizada pela Fundação Afid Diferença. Só agora tive oportunidade de vos trazer um pouco do que senti e vi, numa exposição que valorizou a igualdade de oportunidades e de participação, reforçando o princípio de inclusão. 

Na mesma sala partilhando espaço e talento encontrei autores com necessidades especiais, autores em início de carreira e outros tantos já com alguma expressão no mercado.  

Foi muito interessante ver esta reunião sem preconceitos e com muita dignidade! Eu já conhecia um dos artistas da AFID, o Nuno Castro. Numa visita que fiz à Oficina de Pintura da AFID, lembro-me de ele me ter falado deste seu trabalho que já estava idealizado e que iria ganhar forma na tela. Falou-me, na altura de um tal castor e das suas características. E eis que nesta exposição pude admirar a sua obra já terminada – “Dia e Noite, História do Castor e da Marmota”. 

"Dia e Noite, História do Castor e da Marmota"
Nuno Castro 

"Céu"
José Carlos Carvalho

Mas também me cruzei com o trabalho do meu amigo José Carlos Carvalho, que aceitou o convite da AFID e que partilhou com o público e com os outros artistas presentes, 3 fotografias da sua colecção “TerrÁguaCéu”, trabalho delicioso captado pelo seu iPhone. 

Tenho de confessar que adorei a descoberta destes trabalhos, desta simbiose que poderia ter sido improvável, mas que graças ao trabalho desenvolvido na Fundação Afid Diferença, tornou-se tão óbvia como respirar. É isto! Este é o caminho! Em “Polaris” o discurso foi criativo e partilhado por todos. Todos falavam a mesma linguagem, a das artes!

"Vela dos Descobrimentos"
Peça Coletiva - Pintura e Tecelagem Manual
2º prémio do Concurso Arte e Criatividade Almada 2011

"Câmara de Filmar"
Luís Rosa

A AFID - Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente - é uma Instituição Particular de Solidariedade Social, que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas portadoras de deficiência. Se tiverem curiosidade em saber mais sobre esta Instituição acedam a  www.fund-afid.org.pt 
  ou passem pelo facebook em www.facebook.com/portaabertaadiferenca 

Esta foi uma “exposição aberta à Diferença”. Obrigada às minhas queridas anfitriãs que me acompanharam na visita!


Tríptico
Nuno Geada

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.