Semana dos Museus é para festejar!


De 14 a 22 de Maio comemoramos os Museus e o Armazém de Ideias, Ilimitada aproveita para vos desafiar a saírem de casa e a descobrirem as riquezas que o nosso país tem para mostrar!  

Como forma de nos aliarmos a estas celebrações gostaria de vos apresentar um Museu que visitei na Páscoa - O Museu de Santa Maria das Lamas.



Este bonito espaço foi fundado por Henrique Amorim. Parte da vida deste senhor foi dedicada ao desenvolvimento da vila de Santa Maria das Lamas (Santa Maria da Feira) e sendo amante de arte foi recolhendo ao longo dos anos um espólio riquíssimo que hoje se encontra dentro das paredes deste Museu, popularmente denominado Museu da Cortiça.

Apesar de espaço estar desde 2004 a sofrer uma reorganização museográfica que é de louvar, apresenta colecções magníficas ao longo das 10 salas que estão abertas ao público (existem 16 salas, mas 4 estão a ser alvo de restauro). Estas salas são dedicadas a vários temas: arte sacra (uma colecção com imensa qualidade e diversidade), etnografia, estatuária, portuguesa, colecção de artigos em cortiça, cerâmica, entre outras.

Gostaria de destacar a "Sala da Capela" que é uma das mais importantes no que diz respeito à reconstituição dum um espaço dedicado à arte sacra; a "Sala da Capela de Delães" que alberga o que pode ter sido a Capela Rocaille de Delães maravilhosa - e a "Sala das Estátuas" que é a única em Portugal. Aqui o visitante pode observar peças feitas por vários escultores portugueses dos finais do século XIX e primeira metade do século XX. O mais interessante é que muitas delas são estudos ou cópias em gesso que depois originaram as verdadeiras!

Aconselho-vos a fazerem a visita, também, com os olhos postos no tecto! Sim os tectos das salas são únicos, muito originais e criativos! Irão saber do que estou a falar quando visitarem o Museu!

Fiquei com curiosidade de voltar quando todas as outras salas estiverem abertas ao público e depois da reorganização museográfica. Se actualmente, o que o Museu tem para oferecer já é muito digno de ser visto e apreciado, imaginem quando tudo estiver renovado e reorganizado!

A visita não é guiada mas as salas têm informação bem estruturada e esclarecedora para os visitantes. Nas salas que albergam as peças de Arte Sacra não são permitidas fotografias e por isso não vos posso mostrar a grandiosidade das peças. O espaço ainda oferece um serviço educativo para as escolas e uma programação para o público sénior.


Para quem reside em Cascais ou nos arredores, a Câmara Municipal tem programada uma semana com muito para ver, aprender e apreciar. Saibam mais em: http://agendaculturaldecascais.blogspot.com/

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.