Os Autores por detrás dos Contos... PARTE II



A poucos dias do lançamento do livro "Contos de Agora e de Outrora", o Armazém de Ideias, Ilimitada dá destaque a mais dois autores:

Mariana Mirrado Canas

À Mariana colocámos a seguinte questão, relativamente a este projecto: Sabemos que uma das suas paixões são as viagens. Como descreve esta sua viagem de estreia na escrita?

Na verdade uma das minhas grandes paixões são as viagens.

Como qualquer viagem, para mim o prazer está na idealização e preparação da mesma (o antes), na jornada ao destino (o durante) e, finalmente, nas experiências e nas recordações que ficam (o depois). A publicação dos meus contos, em resposta ao desafio lançado pela Ana Brilha, foi também uma viagem. Um tipo de viagem diferente é certo, mas também esta uma "viagem": pelo factor novidade da experiência de uma publicação, pela preparação que implicou e, claro o destino da obra será a leitura dos contos por cada um dos seus leitores. A estes, apenas posso desejar uma óptima leitura e que tenham tanto prazer nesta "viagem" quanto eu... Boa Viagem!


Mariana Gomes da Silva Mirrado Canas nasceu em 12 de Novembro de 1980 e é natural de S. Domingos de Benfica, em Lisboa, onde reside actualmente. Após uma infância e adolescência passada na Beira-Baixa (Mação e Abrantes) e com raízes profundas no Alto Alentejo (Portalegre), regressou a Lisboa em 1998 como aluna do Curso de direito na Faculdade da Universidade de Lisboa.

Terminado o curso em 2003, iniciou o seu estágio profissional e ingressou na ordem dos Advogados. o seu percurso profissional é trilhado no exercício de advocacia em sociedades de advogados e, enquanto jurista, no departamento jurídico de uma instituição bancária.

Na senda duma advocacia especializada é Pós-graduada em direito empresarial (2005) pela Faculdade de direito da Universidade Católica Portuguesa, direito Comercial (2006/2007) pela Faculdade de direito da Universidade Católica Portuguesa e em gestão e estratégia empresarial (2008/2009) pelo IsLA - Instituto superior de Línguas e Administração.

É actualmente Mestranda em direito das empresas (especialização em direito das sociedades Comerciais), frequentando a parte curricular no IsCte - Instituto superior de Ciências do trabalho e da empresa, o que concilia com o exercício da advocacia, tendo como áreas de actuação preferenciais a assessoria jurídica a empresas, nomeadamente direito societário, comercial e financeiro.

Fora do mundo do direito, os seus principais interesses passam pela leitura - sobretudo romances históricos e biografias - cinema, exposições de pintura, fotografia e viagens (em boa verdade, tudo formas alternativas de ‘viagem’ e evasão). Com alguma frequência (não tanto quanto desejaria) pratica vela, ténis e equitação e adora passear no campo.

Frequentou o curso de “Introdução à História de Arte” (2005/2006) na s.N.B.A. - sociedade Nacional de Belas Artes. No ano lectivo 2007/2008, frequentou também o curso de “escrita Criativa” na Companhia do eu, leccionado pelo poeta Pedro sena-Lino, onde despertou novamente para os prazeres (entretanto adormecidos) da escrita, donde aliás são fruto os pequenos textos ora divulgados.


Paulo Roderick
Ao Paulo, e porque tivemos acesso a informação privilegiada, arriscámos a seguinte questão: O Paulo está já a preparar o seu próximo livro. Acha que este projecto colectivo lhe trouxe um novo fôlego para continuar a escrever?

Bem... um novo fôlego não sei... porque na verdade eu passo o tempo a respirar... como todos nós... presumo... mas é uma maneira diferente de ver as coisas! O facto de este projecto me ter feito impelir e/ou de "assoprar" o ar pela boca... é estranho..! Sempre pensei que o acto de respirar fosse um acto normal no ser humano, mas tenho de ver que com a entrada na Comunidade europeia e com a abertura das fronteiras deve haver muito boa gente por aí que não o faz... digo eu!



Mas... sim! Estou a preparar um novo livro. Já comprei papel de 25 linhas e cola para colar as pontas e formar um livro. Vai ser difícil já que não tenho nenhuma máquina que faça com que una bem as folhas, mas digamos que é um livro artesanal. Será todo feito com a força das mãos e com as ideias que brotam da minha mente... como espuma de detergente nos lava-loiças! Isto sem que deixe de expelir ar pela boca, claro. Depois só falta o mais complicado. Escrever... mas hei-de lá chegar....!


Paulo Roderick nasceu na antiga ollissipo, supõe-se que no ano de 1967 dos tempos modernos, e cedo se refugiou nos bosques do Monte da Lua. Começou as suas incursões pelo mundo da escrita bastante cedo, ouvindo as vozes de velhos sábios que lhe sussurravam antigos segredos ao ouvido em noites de bruma e mistério.



Entusiasmado, por ser o receptáculo de tão grandes segredos, depressa se lembrou de os colocar em papel, mas... apenas para os guardar zelosamente na gaveta.
Mais tarde adere às novas tecnologias e liberta a sua palavra escrita, através da blogosfera, em http://www.conversainutil.blogspot.com/

Segue o seu trajecto tendo como “meio de vida” a banca, profissão que os templários criaram em tempos idos. Os anos foram passando e em 2009 desvendou pela primeira vez um pouco das suas “escrevinhaduras” aquando do lançamento do livro “talentos Fantásticos - Antologia”, mas é com o projecto “d’ os contos fora da gaveta” que tem a oportunidade de se revelar ao mundo.


E ainda faltam mais 4 autores!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.