De regresso :)

Templo da Sagrada Família (nave central)

Templo da Sagrada Família (fachada do Nascimento) a ouvir o audio-guia


Templo da Sagrada Família
Casa Milá ou a Pedrera (fachada)
Terraço da Casa Milá ou A Pedrera

Casa Batlló


Park Güell

Estive em Barcelona, grande capital do Mediterrâneo e cidade de Gaudí!
O arquitecto Antoni Gaudí conquistou-me pela sua inteligência, sensibilidade e sobretudo visão!

No meu segundo dia em Barcelona fui visitar a Casa Batlló e aí comecei a encantar-me pelo universo Gaudí. De inspiração naturalista e de criatividade absolutamente apurada, este grande senhor encontrou soluções estruturais e bastante inovadoras para a sua época. A Casa Batlló, edifício residencial, tem uma arquitectura colorida que me fez vibrar por dentro. Desde as linhas curvas da fachada, ao telhado que nos atira para as escamas de um dragão, tudo nesta casa revela a arquitectura emancipada de Gaudí.

De seguida, apanhei o “Bus Turístic” e aí fui eu para outro edifício emblemático a Casa Milá ou A Pedrera, no Passeio de Grácia. Este também é um edifício residencial, actualmente propriedade da Fundação Cultural Caixa Catalunya. A Pedrera tem uma fachada de linhas onduladas que faz lembrar uma onda de pedras. No sótão, com 270 arcos que parece o interior de um enorme cetáceo, encontrei o Espaço Gaudí. Em 800m2 conheci melhor o génio por detrás do homem. Através de documentos, audiovisuais e maquetas entrei dentro da vida e obra do arquitecto. O terraço do edifício reserva uma fantástica surpresa: “um bosque de chaminés escultóricas” e num dos muitos recantos comecei a sonhar com a visita à Sagrada Família que se avista no horizonte da cidade. Depois de um passeio pelo terraço ainda visitei um apartamento que preserva a decoração original. E à saída da Pedrera reparei na porta de entrada do hall que imita a estrutura celular de um organismo… Simplesmente belo!

E o dia terminou e já ansiava pelo próximo, para visitar a Sagrada Família!
Bem cedo e após um excelente pequeno-almoço apanhei novamente o “Bus Turístic” em direcção à Praça da Sagrada Família. O Edifício tem a dimensão de uma catedral e foi construído “sobre uma planta de cruz latina com cinco naves” que ocupa um quarteirão!! Aguardei cerca de 20 a 30 minutos na fila para entrar e a curiosidade ia aumentando á medida que ia descobrindo pormenores fantásticos nas torres e nas fachadas. E finalmente quando entrei fiquei sem respiração. As torres com mais de 100 metros de altura fazem da nave central um bosque encantado. Mas ainda há muito trabalho para ser feito. Como sabem esta obra de Gaudí ainda não está terminada. O elemento mais elevado deste conjunto arquitectónico será uma cúpula de 170 metros de altura. Este edifício respira e vive. Enquanto as visitas decorrem, o burburinho dos turistas e os flashes das máquinas fotográfica misturam-se com o barulho das obras que estão a decorrer “in loco”. A construção da Sagrada Família teve início no Século XIX e Gaudí dedicou 40 anos da sua vida a esta obra. Impressionante! Diz-se que o edifício poderá estar concluído em 2025… Excelente oportunidade para voltar a Barcelona, não?

A minha tarde foi muito agradável com um passeio pelo Park Güell ainda a digerir o encanto da Sagrada Família. Este parque é uma “cidade jardim” de 20 hectares. É neste local que se encontra o conhecido sáurio multicolorido coberto com pedaços de cerâmica que os turistas tanto gostam de fotografar… e por essa razão, apesar de eu ser turista… não consegui uma foto razoável para vos mostrar… Este é sem dúvida um “simpático” símbolo de Gaudí.

Foi uma viagem muito cultural a uma cidade que no terceiro milénio da sua história consegue manter uma energia jovem!

A elaboração deste texto teve a ajuda de "Barcelona A Cidade de Gaudí"

2 comentários

maria tereza disse...

...lindas fotos----ao mundo Barcelona..algo de maravilhoso parabens kerida||

São Passos disse...

Bom regresso ... querida. O mundo maravilhoso de GAUDÍ, faz lembrar o "mosaico poliédrico" da São Passos ...
Tens novidades? Irás ficar holocáustica ... quando souberes o que nos espera ...
Beijinhos.

Com tecnologia do Blogger.