Marques Valentim e São Passos apresentam os seus trabalhos no Estoril


O repórter-fotográfico Marques Valentim e a artista plástica São Passos mostram ao público os seus trabalhos, partilhando o mesmo espaço mas com propostas bem diferentes. Amigos de longa data resolveram celebrar juntos a arte, escolhendo a Galeria da Junta de Freguesia do Estoril para partilhar com o público “E Depois do Adeus” e “Traço dos Mestres” (respectivamente).

A inauguração das exposições terá lugar no dia 26 de Junho pelas 17h00 e estarão patentes ao público até 10 de Julho, de 3ª Feira a Sábado das 10.00h às 18.00h.


Em “E Depois do Adeus” podem-se rever personalidades que marcaram o país após o 25 de Abril de 1974. Quatro anos depois de ter apresentado em Lisboa “O Poder do Fotojornalismo”, o repórter-fotográfico Marques Valentim traz até ao Estoril cerca de meia centena de retratos a preto e branco que pertencem à história recente do Portugal democrático.


Marques Valentim fez parte da equipa que lançou o Correio da Manhã bem como o Semanário Desportivo “Off-Side”. Premiado com uma Menção Honrosa no concurso de Fotojornalismo “Visão” já participou com imagens da sua autoria, em livros como: “João Moura - o Mito e as Efemérides”, “Combatentes do Ultramar”, “A Dor da Nação” e mais recentemente no livro”Cavaleiros-Heróis com Arte”.


“Traço dos Mestres” é o título da exposição comemorativa dos 40 anos de carreira da artista plástica São Passos. Depois de ter apresentado em Oeiras e Guimarães é a vez do Estoril receber esta exposição. Das suas notas biográficas destacam-se a sua participação nas Festas Sanjoaninas, no Centro Cultural de Angra de Heroísmo, nos Açores; a “Viagem às Origens” exposição que apresentou na Casa dos Condes, Alcoutim e a colectiva “Ajude o Haiti, Agora” na Galeria Actual em Lisboa.



Os trabalhos de São Passos constituem um marco importante na consagração de uma artista. Em cada tela revela uma maturidade de temas e técnicas plásticas que cativam o mais indiferente. São Passos está referenciada, entre outros nomes das artes plásticas Contemporâneas, na edição de 1995 “Aspectos das Artes Plásticas em Portugal” e em 1998 na “Arte 98”, ambos da autoria de Fernando Infante do Carmo.

Exposição de Fotografia “E Depois do Adeus” de Marques Valentim e Exposição de Pintura “Traço dos Mestres” de São Passos patente na Galeria da Junta de Freguesia do Estoril
de 26 de Junho a 10 de Julho, 2010

Produção: Armazém de Ideias, Ilimitada

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.