"Pintura, a emoção da palavras"... a artista plástica


Isa Fonseca nasceu em Santarém e passou grande parte da sua vida na Suíça, onde efectuou os estudos e iniciou o gosto pela pintura. Estudou desenho e pintura na “Académie Artistique Maximilien de Meuron“ em Neuchâtel – Suíça, durante 3 anos. Ainda na Suíça obtém o diploma de Literatura e Civilização Francesa na Universidade de Neuchâtel.
Em Portugal, após ter passado pelo ensino durante vários anos, decide dedicar-se inteiramente à pintura. Pinta a óleo sobre tela e a pastel. É membro do "GART – Grupo de Artistas e Amigos da Arte" e da "Academie Européenne des Arts". Está citada no "Anuário Internacional de Arte" de Fernando Infante do Carmo, de 2003.

Tem obras presentes em várias Câmaras Municipais do país e em várias colecções particulares em Portugal, França, Estados Unidos, Suíça e Japão. Foi oradora na palestra “Ondas Sobre Tela”, com o tema “A importância do mar na pintura portuguesa e internacional” no Hotel Ritz, em Lisboa (Março 2005).

Das 34 exposições em que já participou quer colectivas quer individuais, destacam-se:

- As várias mostras de trabalhos colectivas, aquando dos seus estudos na “Académie Artistique Maximilien de Meuron“ em Neuchâtel, Museu Gorjão, Bombarral, 1998
- Galeria “ Peppers “, Caldas da Rainha, 2000
- Galeria “Capitel”, Leiria, 2001
- Galeria "L.C.R.", São Pedro de Sintra, 2003
- Galeria do espaço "GART", Vila Franca de Xira, 2004
- Participação na X Bienal Internacional de Artes Plásticas, Vendas Novas, 2004
- Bienal de Pintura, Vendas Novas, 2005
- Galeria Paletrum, Coimbra, 2007
- Centro Cultural Quinta da Raposa, Mafra, 2008
- Exposição comemorativa do 1º Aniversário da Vila Alda (Casa do Eléctrico do Bazão), Sintra, 2009
Esta exposição foi inspirada na obra poética “Aurora”, da escritora Ana Brilha.
Isa consegue transformar os poemas de Ana Brilha em imagens que nos lançam o desafio da auto-descoberta, levando-nos pela mão ao encontro da essência das coisas e das palavras.
Na Livraria Barata dia 18 de Março, 21h00

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.