"Geometria da Luz" na Biblioteca Operária Oeirense

Conhecer um pouco a artista...
Maria Eduarda Aguiar da Fonseca nasceu em Paços de Ferreira. “Docas” é o nome que lhe dão desde criança no círculo da família e amigos. Cedo começou a interessar-se pela pintura. Na infância fascinavam-na os desenhos do irmão, mais velho que tinha um enorme talento. O Pai estimulava-os, levando-os a museus. Um gosto que lhe ficou até hoje. Viajou por vários países da Europa, África e Américas visitando museus e galerias de arte. Na década de 80 organizou exposições para o Ministério dos Negócios Estrangeiros, nomeadamente na África do Sul (Joanesburgo), no Brasil (Fortaleza, Salvador da Baía, Porto Alegre) e nos Estados Unidos da América (Nova Inglaterra). Viveu na região de Trás-os-Montes e do Alentejo, na cidade do Porto e em Lisboa; No estrangeiro passou por Londres, Luanda, Genebra e Paris.


A pintura de Docas, na diversidade, demonstra nas suas vertentes, tanto a abstracta como a realista, a extrapolação de uma sensibilidade e a aptidão, por certo há muito latentes, e que surgem agora com acentuado vigor. Nesta exposição, a atmosfera que transpõe em cada quadro, é à primeira vista, de solidão, silêncio, na inabitabilidade dos ambientes, realçados pela claridade e pela sombra. Mas neles logo adivinhamos a proximidade de quem está ou vai chegar, de quem lhes deu harmonia e a cor das coisas que falam do seu gosto e da sua maneira de viver. As pessoas estão lá, não estando.
As telas parecem querer reproduzir em acrílico ambientes e vivências com a precisão da arte fotográfica. Retratar um lugar. Captar um momento…
Convém, aliás, mencionar aqui a longa e frequente convivência da pintora com a fotografia, a sua experiência na elaboração de colecções e de publicações neste domínio, e até mesmo, o prazer com se dedicava, criativamente, à organização de colectâneas e álbuns privados. Paixão antiga que, seguramente, terá influenciado muitos dos seus trabalhos.
Ana de Noronha
Dia 2 de Fevereiro venham conhecer a artista e o seu trabalho!

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.