AECI


A Comissão, o Conselho e o Parlamento Europeu decidiram que 2009 é o Ano Europeu da Criatividade e Inovação (AECI). Sem dúvida, uma excelente escolha!
2009 está a ser um ano "horribilis", o ano da crise, o ano desse "monstro" cinzento que veio retirar cor à nossa vida e que está em todas as esquinas para nos passar uma rasteira. Mais perigoso que a Gripe A (H1N1)!!!!

É sem dúvida um ano em que precisamos de ser muito criativos e ter ideias inovadoras para sobreviver a este flagelo. Transformar esta maldita crise numa oportunidade.
Ela, a dita crise, é a oportunidade para pararmos um pouco e reflectirmos. Parar e Pensar!

PAREMOS então! Chega de tanta asneira. E vamos PENSAR, para que de futuro não se repitam situações destas. Isto não é de hoje nem de ontem... isto tem sido um acumular de situações pouco sustentáveis, de situações pensadas a curto prazo e depois? Depois é a história que todos conhecemos. Agora é a oportunidade para começar a pensar e agir responsavelmente e sustentavelmente! Este é o truque ;)

Voltando ao início da nossa conversa, o programa do AECI está organizado em torno de 8 verbos que representam as áreas de aplicação da criatividade. E seguindo esta lógica o Armazém de Ideias Ilimitada vai dar o seu contributo:

APRENDER com os nossos erros e não voltar a cometê-los
COMUNICAR com transparência e uma boa dose de humor
COOPERAR com os outros se queremos que eles cooperem connosco
CRIAR situações positivas na nossa vida
IMAGINAR um mundo melhor
INVENTAR o que já está inventado... reinventar
REALIZAR os nossos sonhos e se conseguirmos, os sonhos de quem amamos
VIVER com muita qualidade

Para quem tiver curiosidade em saber mais sobre o AECI é só aceder a
http://criar2009.gov.pt/ Vale a pena! E informem-se sobre os 8 verbos que representam as áreas de aplicação da criatividade.
Deixo ficar aqui um cheirinho:

"Comunicar: iniciativas que desenvolvam de forma criativa o uso da língua portuguesa e da literatura e que reforcem a relação entre povos e culturas".

Rosária Casquinha da Silva

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.