Um livro sobre Ruas



Sendo eu de Cascais não podia deixar de vos apresentar este livro... que nos conta a história dos nomes das ruas desta vila... Bom de uma forma mais correcta este é um livro que dá a conhecer um pouco da História da Toponímia da Freguesia de Cascais, prestando assim uma merecida homenagem àqueles que por aqui passaram.
Se, só por esta razão o livro já é interessante, mais interessante se torna porque um dos autores é um colega de trabalho e amigo de longa data - José Ricardo Fialho.
Mas ainda existe mais um elemento interessante à volta deste livro! É gratuito e está disponível na Junta de Freguesia de Cascais.
Ora aí está uma excelente notícia. Não têm desculpa para argumentarem que desconhecem a origem do nome das ruas da minha vila.
Vou agora abrir o livro ao acaso e vou deixar-vos com água na boca... Ah página 106...
Sabem onde fica a Rua Diogo Couto? "Começa na Rua Eça de Queiroz e termina numa praceta, na Pampilheira". Mas não é tudo. "Diogo Couto foi pajem e embarcou para a Índia como soldado em 1559, sendo nomeado cronista da Índia, em 1595, e guarda-mor na Torre do Tombo da Índia. Grande escritor e crítico mordaz, foram publicadas as suas obras em 1736 e 1790, de que se salientam: Décadas IV, V, VI, VII, IX, sendo a sua obra em conjunto de consulta indispensável, tanto para a história dos portugueses no Oriente, como para os povos com quem lutaram e comerciaram."
O nome deste arruamento foi atribuído por deliberação da Câmara Municipal de Cascais em 15/05/1970.
Parabéns a Manuel Eugénio F. Silva e a José Ricardo C. Fialho por nos presentearem com um livro que nos conduz pelas ruas da freguesia de Cascais, dando vida e significado aos nomes que quase não olhamos a não ser quando estamos perdidos.
Rosária Casquinha da Silva

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.