Olhe para o umbigo da sua empresa.

No outro dia ao ler este excelente livro de Luís Ferreira Lopes (Editor de Economia da SIC/SIC Notícias/ SIC Online), deparei-me com uma teoria na área de gestão, que tenho de partilhar convosco. Não é bem uma teoria, é mais uma questão que ao ser colocada fará estremecer a sua empresa e a si próprio, independentemente da resposta. É daquelas perguntas mesmo pertinentes! Bem, deixemo-nos de rodeios e passo a citar: "RECOMENDARIAS AO TEU MELHOR AMIGO A TUA EMPRESA PARA TRABALHAR?".
Quer seja o próprio administrador da empresa ou um colaborador, esta pergunta é uma ajuda preciosa para medir graus de sucesso, satisfação, engagement, entre tantas conclusões que se podem tirar após esta bomba ser colocada à prova. Na minha opinião chega a ser uma análise clínica, cujos resultados dirão se a sua empresa está ou não de boa saúde e se se recomenda.
Caso a resposta seja negativa e se fizer parte da Administração/Direcção de uma empresa, não seria melhor estruturar um plano com a finalidade de obter um "SIM" a esta questão? Por exemplo, já verificou se a identidade e imagem da sua empresa têm o mesmo fio condutor, ou seja, são coerentes e ambas reflectem os valores e missão da empresa? Dá importância ao público interno? Adopta uma política de comunicação interna?
Voltemos à questão da saúde: "mente sã em corpo são". Ora, quem é a "mente" da sua empresa? Ok, não se canse mais...Esta eu respondo por si: São as pessoas. Todas, incluindo-o a si. É o tal público interno. É, para além de outras características, o que gera a identidade da empresa. E o "corpo" o que é? É nada mais nada menos que a imagem exterior da sua organização. Portanto escusado será dizer que se a "mente" andar cansada e aborrecida o "corpo" ficará debilitado e pouco apelativo aos olhos de quem até gostaria de se aproximar.
Alexandra da Silva

Sem comentários

Com tecnologia do Blogger.